Carregando Eventos

« Todos Eventos

Inauguração da galeria Martins&Montero apresenta mostra individual de Jota Mombaça

2 abril @ 11:00 11 maio @ 19:00

Jota Mombaça, Djanira #1, 2024 © Jhony Aguiar/Sertão Negro

A galeria Martins&Montero é o fruto da fusão das galerias Sé, liderada por Maria Montero, e Jaqueline Martins, dirigida por Jaqueline Martins e Yuri Oliveira. A união das duas potências visa ampliar diálogos, trazer novas provocações e expandir pesquisas no campo da arte contemporânea. As sócias acreditam que trabalhar em colaboração é uma prática contemporânea fundamental, refletindo em todas as iniciativas da galeria.

A inauguração da galeria contará com a exposição individual SABERÁ / AS FILHAS DO MENOR CHUVISCO da artista Jota Mombaça, em São Paulo no dia 2 de abril e em Bruxelas no dia 13. A artista apresentará um conjunto de obras que foram inicialmente exibidas na 22ª Bienal de Sydney em 2020, expandindo seu escopo nesta primeira individual no Brasil.

A colaboração entre as duas galerias surgiu da percepção de Maria e Jaqueline de que, ao combinar seus conhecimentos adquiridos ao longo de mais de uma década de atuação no mercado de arte, poderiam ampliar sua visão e expandir sua área de atuação. Uma das primeiras consagrações dessa parceria foi a participação na 60ª Bienal de Veneza com três artistas: Jota Mombaça, Dalton Paula e Manauara Clandestina.

“A ideia de imaginar um ambiente de troca, aprendizado e amadurecimento pessoal e empresarial, para assim realizarmos nosso trabalho da forma mais humana e profissional possível, é, na minha visão, a grande força dessa fusão. Acompanho de perto e admiro demais o espaço único que a Jaque construiu no mercado com sua galeria, tanto no Brasil quanto fora, e temos a sorte de uma amizade construída através do amor pelo ofício e pela arte.”, comenta Maria Montero.

“Essa fusão representa para mim uma abertura nos horizontes e nas possibilidades de atuação. Ser uma galeria que discute o mundo em que vivemos hoje e de como chegamos até aqui, enquanto pergunta e resposta numa mesma situação. Respeito e acompanho o trabalho que a Maria desenvolve na Sé desde sua abertura e para mim a complementaridade de olhares é muito positiva.”, complementa, em sinergia, Jaqueline Martins.

O espaço da galeria foi cuidadosamente escolhido para ser plural, aberto e interdisciplinar, permitindo exposições sem limitações de formato e tamanho. Construído em 1958, o espaço está sendo adaptado para receber exposições de artistas emergentes, consagrados e históricos, com uma programação dinâmica e uma área externa para atividades. Além disso, a galeria possui presença internacional em Bruxelas, sendo comandada por Yuri Oliveira, o que reforça seu objetivo de ser uma ponte entre talentos nacionais e internacionais, apoiando o desenvolvimento da carreira dos artistas através do intercâmbio cultural.

Martins&Montero

Rua Jamaica, 50 – Jardim América
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support