Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Isaac Julien: Lessons of the Hour” no MoMA

19 maio @ 12:00 28 setembro @ 18:00

Vista da instalação de Isaac Julien: Lessons of the Hour, em exibição no Museu de Arte Moderna de Nova York de 19 de maio a 28 de setembro de 2024. Foto: Emile Askey.

Em “Lessons of the Hour” (2019), Sir Isaac Julien apresenta um retrato imersivo do abolicionista Frederick Douglass, que obteve a liberdade da escravidão em 1838 e se tornou um dos mais importantes oradores, escritores e estadistas do século XIX. Ao longo das 10 telas desta instalação de vídeo, uma narrativa não linear mistura a vida e a obra de Douglass com trechos de vários de seus discursos, obras literárias e correspondências pessoais. O americano mais fotografado de sua época, Douglass entendia que o retrato poderia desafiar estereótipos racistas e promover a liberdade e os direitos civis dos negros americanos e de pessoas subjugadas ao redor do mundo.

Pela primeira vez, objetos históricos diretamente relacionados a “Lessons of the Hour” serão exibidos junto à obra. Eles incluem retratos de Douglass em impressões de prata de albumina, panfletos de seus discursos, primeiras edições de suas memórias, uma reprodução de um raro manuscrito que expõe suas ideias sobre a fotografia e um papel de parede especialmente projetado, composto por recortes de jornais da época, cartazes, ilustrações de revistas e páginas de álbuns de recortes. Esses objetos revelam como a imagem e as palavras de Douglass circulavam no mundo transatlântico do século XIX e também comprovam a percepção de Julien em “Lessons of the Hour”: que as ideias de Douglass sobre cidadania, democracia e dignidade humana permanecem atemporais.

MoMA

11 W 53rd St Manhattan
Nova York, Nova York Estados Unidos
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support