“Eu não via uma diferença significativa entre um poema, uma escultura, um filme ou uma dança”, disse Joan Jonas. Por mais de cinco décadas, o trabalho multidisciplinar de Jonas atravessou e redefiniu fronteiras entre performance, vídeo, desenho, escultura e instalação. A retrospectiva mais abrangente do trabalho da artista nos Estados Unidos, Joan Jonas: Good Night Good Morning, traça toda a extensão de sua carreira, desde obras que exploram o encontro entre performance e tecnologia até instalações recentes sobre ecologia e paisagem.
Jonas começou sua longa carreira na vibrante cena artística do centro de Nova York nas décadas de 1960 e 1970, onde foi uma das primeiras artistas a trabalhar com performance e vídeo. Influenciada pela literatura, teatro Noh e Kabuki, e história da arte, suas primeiras obras experimentais investigavam como um determinado elemento — seja distância, espelhos, a câmera ou até mesmo o vento — poderia transformar a percepção de alguém.
Joan Jonas: Good Night Good Morning apresenta desenhos, fotografias, cadernos, histórias orais, exibições de filmes, performances e uma seleção de instalações da artista. Jonas continua a produzir seus trabalhos mais urgentes por meio de instalações multimídia imersivas que abordam as mudanças climáticas e a relação entre espécies. “Apesar do meu interesse na história”, disse ela, “meu trabalho sempre acontece no presente.”