Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Katia Maciel – Um quarto de mar” na Pinakotheke Cultural

19 agosto - 10:00 - 28 setembro - 18:00

Katia Maciel, E todos os dias eu sonho com o mar (detalhes). Imagem: Divulgação

A Pinakotheke Cultural, no Rio de Janeiro, apresenta no dia 19 de agosto de 2024 a exposição “Katia Maciel – Um quarto de mar”, que conta com quatro poemas-objetos da série “Cósmicas” e um filme, todos criados pela artista especialmente para a mostra. O texto crítico é assinado pela premiada escritora e curadora Veronica Stigger. “É uma exposição intimista, diferente de meus trabalhos com instalações em grande escala”, ressalta Katia Maciel. “Desta vez, a montagem foi inspirada pela questão do sonho”. A grande biblioteca que cobre duas paredes da sala será revestida por voal, um tecido diáfano, criando um ambiente etéreo.

As bibliotecas estão presentes na obra de Katia Maciel, e foi justamente seu filme sobre a biblioteca do renomado crítico, historiador e filósofo da arte Yve-Alain Bois (1952, Argélia), em Princeton, EUA, exibido em março na mostra “Anjos com armas”, na Pinakotheke Cultural, que motivou o convite de Max Perlingeiro, diretor da instituição, para que a artista realizasse um filme sobre Gonçalo Ivo, projetado na exposição “Zeitgeist”, no térreo, e idealizasse uma mostra no segundo andar, no mesmo período.

Há anos, Katia Maciel registra seus sonhos, que quase sempre têm o mar como tema central. A partir dessas descrições e de uma pesquisa em seus arquivos sobre outras obras relacionadas ao mar, a artista criou o filme intitulado E todos os dias eu sonho com o mar. Ela construiu “um campo semântico com questões ligadas aos sonhos: noite, inconsciente, eclipse/elipse”, para conceber um quarto repleto de poemas-objetos. “A ideia de elipse/eclipse está muito presente nos sonhos, pois lembramos deles em fragmentos, como se faltassem partes, e durante o sonho vivemos experiências que nos parecem reais”, observa. A artista desejou criar “uma situação imersiva, uma expansão do sonho para o espaço”.

O filme E todos os dias eu sonho com o mar (2024, 28’), projetado na parede frontal do espaço, se expande nos poemas-objetos “Same Page” e “Eclipse”, ambos em espelho com serigrafia fixada com silicone, “Infinito”, papel sobre espelho, todos com 66 cm x 96 cm cada; “Caixa-mar” (2024), caixa de acrílico branco com impressão azul, 30 x 43 cm (díptico), e “Maquete” (2024), madeira, 19,5 cm x 32,7 cm. Todos os trabalhos são de 2024.

Em “Same Page”, a ideia de negativo/positivo alude aos estados de dormir/acordar, refletindo a fluidez entre os estados de consciência e inconsciência trazida pelos sonhos. O espelho, com sua imagem virtual, reforça essa dualidade entre o real e o irreal. “Em meus trabalhos, sempre há um pensamento, uma reflexão sobre a imagem e nossa relação com ela, a percepção que ela provoca e o retorno que ela nos dá”, comenta a artista. Pela primeira vez em sua produção, Katia Maciel criou uma maquete que reproduz o espaço expositivo, reforçando a ideia “de um espaço dentro do espaço, onde não se sabe o que é sonho e o que é realidade, para criar uma situação imersiva, amplificada pela cor azul do filme”.

Detalhes

Início:
19 agosto - 10:00
Final:
28 setembro - 18:00
Categoria de Evento:
Website:
https://pinakotheke.com.br/

Local

Pinakotheke Cultural Rio de Janeiro
Rua São Clemente 300, Botafogo
Rio de Janeiro, RJ Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support