Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Klimt Landscapes” na Neue Galerie

15 fevereiro @ 11:00 6 maio @ 18:00

Gustav Klimt, Park at Kammer Castle, 1909 (detalhe)

Essa importante exposição das idílicas representações de Gustav Klimt (1862–1918) no gênero da paisagem apresentará pinturas significativas feitas enquanto o artista estava em sua Sommerfrische (férias de verão) no campo austríaco. Klimt Landscapes apresentará destaques do acervo da Neue Galerie New York, como o Park at Kammer Castle (1909) e Forester’s House in Weissenbach II (Garden) (1914), ao lado de importantes empréstimos de museus e coleções privadas na Europa e nos Estados Unidos, incluindo obras dos Museus de Arte de Harvard, do Museu de Arte Moderna e do Museu de Viena. Nos últimos vinte anos de sua carreira, Klimt dedicou considerável energia à pintura de paisagens durante suas férias de verão no Attersee, na região de Salzkammergut, na Áustria, conhecida por seus lagos tranquilos. Criadas puramente para seu próprio prazer, essas cenas bucólicas se tornaram algumas de suas imagens mais procuradas e foram muito cobiçadas por colecionadores. A maioria foi feita em formato quadrado – um reflexo de sua fascinação pela fotografia.

Essa exposição especial examinará as paisagens de Klimt dentro do contexto de sua obra mais ampla e traçará a evolução de seu estilo, desde aquele informado pelo historicismo e pela tradição acadêmica até uma aceitação de tendências simbolistas. Após a fundação da Secessão de Viena em 1897, Klimt se tornou um dos principais defensores do movimento moderno. Ele passou uma década explorando o ideal do Gesamtkunstwerk (obra de arte total) e sua abordagem evoluiu durante esse período para se tornar mais decorativa e ornamentada, culminando em seu Estilo Dourado. Depois disso, ele passou a adotar um estilo mais pictórico de trabalho em cores puras e influenciado por artistas franceses, em particular.

As paisagens de Klimt serão situadas ao lado do raro portfólio de impressões, Das Werk Gustav Klimts, bem como fotografia, moda e artes decorativas das Wiener Werkstätte (Oficinas de Viena). A exposição também considerará o relacionamento de Klimt com sua cunhada, a estilista Emilie Flöge, que foi uma amiga de longa data e confidente confiável; seu profundo envolvimento com a vanguarda vienense; e as técnicas que ele empregou para alcançar obras fascinantes e harmoniosas que literalmente brilham com cor e luz.

A Neue Galerie New York é renomada por sua resplandecente Galeria Klimt, Das Werk Gustav Klimts, que apresenta permanentemente obras de todos os períodos da carreira do artista, incluindo seu Portrait of Adele Bloch Bauer I de 1907, uma obra-prima do Estilo Dourado de Klimt. Poucas pinturas capturaram a imaginação do público tão completamente quanto a chamada “Mulher de Ouro”, e por esse motivo Klimt é mais admirado por seus retratos sensuais de mulheres. Klimt foi uma figura central na vida cultural de Viena no final do século XIX, e essa grande exposição situará seu trabalho em um contexto interdisciplinar para ajudar a gerar novas percepções e entendimentos sobre suas consideráveis realizações e contribuições artísticas.

Esta exposição é curada por Janis Staggs, Diretora de Curadoria e Gerente de Publicações da Neue Galerie New York.

Neue Galerie

1048 Fifth Avenue
Nova York, Nova York Estados Unidos
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support