Carregando Eventos

« Todos Eventos

Knopp Ferro na DAN Contemporânea

23 março @ 10:00 18 maio @ 19:00

Knopp Ferro, Linienschiff Kap 2226, 2016. Crédito: Divulgação DAN Galeria

As esculturas suspensas do cinético Knopp Ferro vão ocupar a Dan Galeria Contemporânea em Levitating Colour. A individual apresenta obras inéditas, entre desenhos e os marcantes móbiles que desafiam a gravidade e orbitam levemente em movimento contínuo. As esculturas dançantes confeccionadas com hastes metálicas pretas ou de cores vibrantes convidam o público a experimentar diferentes pontos de vista e sensações. A abertura da exposição será em 23 de março, ocasião em que ocorrerá o lançamento do livro de mesmo nome, reunindo um conjunto das obras de mais de duas décadas do trabalho do artista austríaco.

No início de sua trajetória, Knopp Ferro fez experimentações buscando um material que pudesse se encaixar melhor com seu processo artístico. O fascínio pela maneira com que o calor e a soldagem criam ligações, deformações e fusões o aproximou rapidamente do metal.

“Em contraste com o peso específico do ferro, busquei leveza com o material até a dissolução da gravidade diante do campo de visão. Isto está ligado à busca da redução, ao jogo com linhas, verticais e horizontais e aos espaços resultantes.  Com isso, novas perspectivas da escultura surgem constantemente, novos espaços são criados. Portanto, elas nunca estão concluídas, mas sempre em processo”, afirma o artista, que também faz referência ao livro Obra Aberta, de Umberto Eco.

“A tensão estética incorporada nas esculturas suspensas criadas por Knopp Ferro (…) está relacionada com uma questão fundamental na história do modernismo artístico, em geral, e na escultura abstrata em particular”, destaca Matthieu Poirier, historiador e autor de texto presente no livro Levitating Colour.

As hastes metálicas são pintadas inteiramente numa só cor — geralmente em tons fortes, como vermelho ou laranja neon, mas por vezes em alguns tons calmos, como azul ultramarino — e são organizadas em propostas variadas de ativação do espaço e das relações a serem estabelecidas com ele.

A exposição convida o público para um ambiente submersível, onde se experimenta a dimensão do processo artístico de Knopp Ferro. Até mesmo os títulos das obras são pensados para expressar o espaço e o tempo nos quais o artista confeccionou as peças.  A aparência das esculturas pode ainda remeter a algumas formas pacíficas, como árvores e bambuzais ao vento. Um universo cinético único que se reconstrói.

A escultura de Knopp Ferro é concebida para ser um conjunto de planos e espaços virtuais e articulados que se reconfiguram e se desenham a cada movimento no espaço. Enquanto a Lygia Clark constrói formas articuladas e de movimentos variados (BICHOS), mas pré-estabelecidos, Knopp Ferro reconstrói virtualmente os planos e espaços que se transformam numa variação quase infinita de opções e possibilidades.

DAN Galeria Contemporânea

73 R. Amauri Jardim Europa
São Paulo, São Paulo Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support