Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Leonilson. Corpo Político” na Almeida & Dale

5 agosto, 2023 @ 10:00 7 outubro, 2023 @ 18:00

Entender a fragilidade como uma forma poética de fortaleza e de empoderamento pode ser uma das chaves para entender também o trabalho íntimo e reflexivo de um dos artistas brasileiros mais destacados internacionalmente como é Leonilson, nascido em Fortaleza, Ceará, em 1957. Sua produção inclui pintura, desenho e bordado, e carrega uma abordagem íntima e autobiográfica, explorando temas como amor, sexualidade, solidão, doença e morte.

No ano em que se completa 30 anos de sua morte, um ciclo de homenagens iniciado em maio, na Capela do Morumbi, continua, a partir do dia 5 de agosto, com a exposição Leonilson. Corpo Político, na Almeida & Dale Galeria de Arte, com curadoria do historiador espanhol Agustin Perez-Rubio. O recorte proposto para toda a programação, pretende compreender sua prática artística sob uma perspectiva política, identificando como ele se posicionou diante das questões sociais que enfrentou.

Com cerca de 70 obras, distribuídas em salas, o curador destaca algumas delas que compõem a mostra: Leo não pode mudar o mundo (1991), [… consegue… (1989)], O homem moderno (1986), Ianomami Iguaçú (1988), Norte (1988), José (1991), Empty man (1991), Dignidade Fragilidade, Desejo (1991), O vita (1992), Sexo amor família amigos dinheiro (1991), The game is over (1991), 3 at same time (sic) (1990), Pobre Sebastião (1993), Origins; Fantasy; Pleasure; Allegory (1990), Slave (1990); Bad Boy; Fragile Soul (1990).

O projeto contempla tanto a visão de Leonilson em relação a questões ecológicas e à preservação da memória de certos territórios, como sua experiência como um corpo que não se encaixa nas normas heteronormativas. Isso se reflete em sua autorrepresentação ficcional e em sua sexualidade livre, suas alianças com outras minorias, seus valores políticos projetados a partir das notícias do cotidiano; sua política de afeto em relação à família – tanto a de sangue quanto a escolhida – e em seu empoderamento como um corpo frágil e doente, onde a política de cuidado também faz parte de seu legado.

Em 28 de maio de 1993, o artista faleceu devido a complicações relacionadas ao HIV/Aids. Seu legado artístico transcende suas experiências e contexto, e hoje é essencial para compreender algumas das derivas artísticas do final do século 20. Durante sua carreira, desenvolveu um estilo distintivo, caracterizado por linhas delicadas, imagens simbólicas e o uso de palavras e letras em suas composições. Ele combinava diferentes técnicas, como pintura acrílica, colagem e bordado, criando obras que eram tanto visualmente cativantes quanto carregadas de significado.

“Acho que o legado de Leonilson é essencial tanto estética quanto politicamente. Seu trabalho está repleto de referências para muitos outros jovens artistas que hoje vêem em sua prática artística reflexos poéticos de como enfrentou questões sociais e políticas ao inovar em formas de representação e comunicação”, diz o curador.

Almeida & Dale

152 R. Caconde Jardim Paulista
São Paulo, São Paulo Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support