Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Linhas Tortas” na Mendes Wood DM

2 setembro, 2023 @ 11:00 11 novembro, 2023 @ 19:00

A Mendes Wood DM apresenta Linhas Tortas, uma exposição coletiva internacional que acontecerá em diversos locais. A mostra explorará um emaranhado de jornadas e o poder da narrativa, celebrando uma década de existência da galeria. Com curadoria de Diana Campbell, Linhas Tortas será exibida, simultaneamente, no espaço expositivo da Mendes Wood DM em São Paulo, em locais selecionados no bairro da Barra Funda, onde fica a galeria, e na Casa Iramaia, um local de exposições externo que é um marco arquitetônico da cidade, projetado pelo renomado arquiteto Gregori Warchavchik na década de 1950, reconhecido como o responsável pela primeira residência modernista no Brasil. Linhas Tortas, uma exposição ambiciosa que se expande por vários cantos da cidade, reunirá todos os artistas do programa da Mendes Wood DM, colocando-os ao lado de uma extraordinária seleção de artistas contemporâneos convidados e de trabalhos de figuras históricas.

A exposição é inspirada no aforismo brasileiro: “Deus escreve certo por linhas tortas”. Segunda a curadora Diana Campbell: “A exposição segue trilhas (de pensamento e vida) complexas que se desdobram quando uma pessoa embarca nelas com intenção, mas sem uma finalidade em vista. Ela assume caminhos que não são guiados pela conveniência ou pela eficiência, não são otimizados pela oferta e demanda, e sim caminhos que evitam os muitos atalhos trilhados pelas forças capitalistas e/ou coloniais, que beneficiam poucos em detrimento de muitos. Ela questiona quem foram os escolhidos para terem o direito de escrever a história e propõe novas formas de (re)inscrever perspectivas profundas e sistemas de existência que foram deliberadamente obscurecidos”.

A exposição congrega mais de 100 trabalhos de arte de mais de 80 artistas contemporâneos, incluindo obras novas e recentes de renomados artistas brasileiros, tais como Antonio Obá, Castiel Vitorino Brasileiro, Lucas Arruda, Sonia Gomes e Rosana Paulino, e de artistas internacionais aclamados, tais como Laure Prouvost, Lawrence Abu Hamdan e Shilpa Gupta, que serão colocados ao lado de nomes que deixaram importantes contribuições históricas, como Anni Albers, Etel Adnan, Francesca Woodman e Lygia Pape — apenas para citar alguns. Linhas Tortas não adota o ditado do seu título ao pé da letra, em vez disso, a mostra recusa uma leitura linear do passado em favor daquilo que Campbell descreve como “a descoberta de uma rede contínua de linhas sinuosas que se juntam por meio das obras de artistas que marcam e anotam o rascunho aparentemente infinito da história”.

Mendes Wood DM

216 R. Barra Funda Barra Funda
São Paulo, São Paulo Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support