Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Lithium Sex Demons in the Factory” de Candice Lin no Canal Projects

22 setembro, 2023 @ 12:00 16 dezembro, 2023 @ 18:00

A Canal Projects tem o prazer de apresentar a primeira exposição individual institucional em Nova York da artista baseada em Los Angeles, Candice Lin, intitulada Lithium Sex Demons in the Factory (22 de setembro a 16 de dezembro de 2023). Co-comissionado pela Canal Projects e pelo 14º Gwangju Biennale, o projeto específico do local replica uma fábrica de baterias de lítio, continuando a pesquisa contínua da artista sobre globalização e redes de comércio, materialidade e trabalho.

Emulando um local precário de fabricação, Lithium Sex Demons in the Factory apresenta uma grande plataforma no centro da galeria da Canal Projects, criando um ponto de vista de onde os visitantes assumem o olhar de vigilância de um gerente de fábrica. Abordando uma complexa rede de questões relacionadas às histórias da produção em massa, a instalação se concentra na extração e produção de lítio – um mineral que alimenta o consumo em massa global e também é usado na produção de cerâmica.

No chão, recipientes de fermentação de cerâmica estão conectados por tubos a seis estações de trabalho de fabricação que são montadas com computadores de cerâmica e relógios de ponto, máquinas zumbindo e luzes acionadas por movimento tremeluzentes. Em cada estação de trabalho, som, animação de vídeo e texto narram as vidas fictícias dos demônios sexuais de lítio. Sua história é baseada em um breve ensaio escrito por Lin, descrevendo a busca de um demônio sexual para retornar dos mortos ao seu amante em uma fábrica de baterias de lítio. Ambientados entre os vapores da fumaça de solda, os vídeos retratam a banalidade de uma linha de montagem possuída por sonhos e paixões que se recusam a morrer.

A história do demônio sexual é uma ficção que se baseia em vários mitos asiáticos e lendas de fantasmas, como os fantasmas famintos chineses (èguǐ), fantasmas japoneses que comem fezes (gaki) e o penanggal malaio que se alimenta de sangue menstrual. A possessão demoníaca dos trabalhadores da fábrica tem uma base na realidade, como documentado pela estudiosa Aihwa Ong. No trabalho de Lin, no entanto, esses testemunhos de toxicidade se entrelaçam com uma história de desejo corporal no mundo espiritual, criando múltiplas camadas em torno da política de trabalho, do amor queer e da materialidade do nosso mundo contemporâneo.

Canal Projects

351 Canal St
Nova York, Nova York Estados Unidos
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support