Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Luiz Braga: Colorista” na Galeria Leme

29 junho @ 10:00 10 agosto @ 19:00

Luiz Braga, Natal na PA 154, 2023

Prestes a celebrar seus 50 anos de carreira, a Galeria Leme apresenta Luiz Braga: Colorista, exposição individual do fotografo Luiz Braga. A mostra reúne um conjunto de 19 fotografias em sua maior parte inéditas em diálogo com duas obras de Alfredo Volpi e Paulo Pasta. Com abertura marcada para o dia 29 de junho, às 13h, a exposição segue aberta para visitação até 10 de agosto de 2024.

A mostra apresenta um recorte diferente da obra de Luiz Braga, um de Luiz colorista. Que se desprende da figuração e sugere a visão de um universo de cores.

Capturar a luz de um entardecer na linha do Equador já é desafiador por si só, porém ver Luiz fotografando em sua terra, o Pará, capturando suas cores é uma experiência única para quem não está habituado a essa comunicação cromática única da região; onde as casas nas vilas não têm numero e sim cores para indicar a morada é um desafio que só quem está habituado sabe tirar proveito.

Os diálogos propostos na mostra ilustram esta vertente do trabalho do artista, encontrando intersecções com obras pictóricas de Paulo Pasta e Alfredo Volpi, aproximando suas fotografias das técnicas da pintura. Para isso, realça o campo de luz da região como uma materialidade pincelada pelas lentes de sua câmera.

Luiz Braga não é fotógrafo por denominação, mas por ser, como ele próprio diz, um pintor preguiçoso que escolheu a câmera, sem saber o verdadeiro desafio que seria pintar com a luz.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support