Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“MANMAN DILO – uma herança comum brasileira-guianense” na Galeria da Aliança Francesa

14 junho @ 11:00 13 julho @ 20:00

Imagem: Divulgação

Após uma etapa em Belém de agosto a novembro de 2023 para a Bienal Das Amazônias, a exposição multifacetada MANMAN DILO continua sua parada no Brasil com uma etapa inédita na nossa galeria, na Aliança Francesa de Botafogo. Realizada com apoio da Embaixada da França no Brasil, a abertura da exposição acontecerá no dia 14 de junho, às 18h30, com a presença dos dois artistas, e segue em cartaz até 13 de julho. 

Em novembro de 2022, como vencedores do programa “Mondes Nouveaux” proposto pelo Ministério da Cultura francês, T2i e NouN realizaram uma exposição onde diferentes meios artísticos se cruzam e dão origem a um vasto universo e uma estética fiel à herança de Manman Dilo.

Touna Akʉlʉ, Wata Mama, Manman Dilo ou Yemanjá, são nomes compartilhados pelos povos da Guiana para esse misterioso personagem, meio mulher meio peixe. “Manman Dilo” é, portanto, o nome atribuído a ela em uma das línguas mais populares do território, o crioulo guianense. Este projeto em homenagem à “mãe das águas” é uma exposição multifacetada com inspirações do hip-hop, que propõe um imaginário coletivo em torno desta inexplicável criatura, que questiona nossa relação com os elementos.

Para esta colaboração inédita, o ponto de partida dos artistas é o toponímico Guiana, que de acordo com a herança indígena significa em língua Arawak e Wayana “Terra das mil águas” ou ainda “Terra de água abundante”.

Permanecendo em parte fiel aos relatos populares sobre “Manman Dilo”, a dupla propõe em toda a exposição uma representação desta figura como guardiã privilegiada da História, poder feminino forte. Algumas obras vislumbram uma distopia ambiental onde Manman Dilo retoma a posse dos espaços e acessórios do ser humano moderno, ela que teria sido testemunha direta das degradações das águas e oceanos. Ponte entre crença ancestral e relação com os elementos naturais, esta figura mítica incorpora a força natural e o espírito da água, temida e admirada ao mesmo tempo.

A entrada é gratuita com distribuição de ingressos pela plataforma SymplaIngressos aqui

Galeria da Aliança Francesa Botafogo

Rua Muniz Barreto, 730 – Botafogo
Rio de Janeiro, RJ Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support