Carregando Eventos

« Todos Eventos

“MOSAICO. Código itálico de uma arte atemporal” no MIS Experience

22 junho @ 10:00 18 agosto @ 18:00

Imagem/Divulgação MIS © Bernardo Arcos Mijailidis

No ano que celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil, o MIS Experience (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo) e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo apresentam a exposição “MOSAICO. Código itálico de uma arte atemporal”. A mostra, multimídia, imersiva e itinerante, conta a história da Itália através dos preciosos testemunhos de seu patrimônio cultural, e ficará em cartaz de 22 de junho a 18 de agosto no mezanino do MIS Experience.

“MOSAICO. Código itálico de uma arte atemporal” é uma viagem de 2 mil anos do norte ao sul da Itália, que une em um único grande relato Roma, Pompei, Aquileia, Ravenna, Palermo, Monreale, Piazza Armerina e a cidade submersa de Baia. Em um percurso experiencial e emocionante, a mostra revela a história, as representações, os materiais e os gestos que distinguem algumas das obras mais icônicas do universo do mosaico italiano.

Produzida pela Direção Geral para a Diplomacia Cultural do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália (MAECI) e idealizada e realizada pela Magister Art, a exposição narra e exibe, fora do território italiano, alguns dos mais importantes tesouros do patrimônio nacional através de conteúdos audiovisuais inéditos, filmagens subaquáticas e outras feitas com drones, materiais de arquivo, animações gráficas e uma trilha sonora especialmente composta para a mostra.

O percurso expositivo é articulado em sete estações, em uma viagem que começa pela Coleção Farnesina do MAECI, com alguns dos mais importantes artistas italianos do século 20 e 21 que se confrontaram com o mosaico, deixando traços indeléveis de técnica e criatividade.

A primeira protagonista da exposição é Roma, cujo passado ganha vida através dos mosaicos guardados nos Museus Capitolinos e nas duas basílicas alto-medievais: Santos Cosme e Damião e Santa Praxedes. A história segue por uma das mais luxuosas moradias de Pompei, a Casa do Fauno, entre os milhares de fragmentos que compõem o testemunho da Batalha de Isso. O mosaico de pavimento da Basílica de Aquileia muda de perspectiva entre as paredes da estação seguinte, em um entrelaçamento de narrativas icônicas e alegóricas do período imediatamente após o Édito de Constantino, que garantiu aos cristãos a liberdade de seguir a religião de sua escolha.

A terceira estação é dedicada a Ravenna, à dimensão espiritual, representada por uma luz refletida no ouro dos fragmentos, do Mausoléu de Galla Placidia, da Basílica de São Vital e de Sant’Apollinare in Classe. Ao mosaico da Sicília, são dedicadas duas estações: a época de Rogério II revive em um itinerário solene de seus lugares sagrados, do Duomo de Monreale à Capela Palatina e à Martorana.

Os costumes, tradições e hábitos dos romanos são exibidos ao longo dos corredores e salas de um achado arqueológico de valor inestimável: a Villa Romana del Casale de Piazza Armerina. Para a última estação, será necessário submergir figurativamente no Golfo de Nápoles: os mosaicos do Parque Arqueológico Subaquático de Baia podem ser vistos por quem mergulha para descobrir um porto, as ruas, os locais de veraneio da aristocracia romana e da família imperial até o século 3 d.C.

Entre sustentabilidade e inovação, a exposição viaja de país em país graças ao Magister ArtBox, uma solução de design de exposição desenvolvida para a gestão dos processos de montagem, instalação e desmontagem das exposições itinerantes, adaptáveis a espaços expositivos de diferentes naturezas e sem elementos de descarte.

MIS Experience

250 R. Cenno Sbrighi Água Branca
São Paulo, São Paulo Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support