Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Mulheres na Nova Figuração: corpo e posicionamento” na Galeria Superfície

19 agosto, 2023 @ 11:00 21 outubro, 2023 @ 17:00

A Galeria Superfície lança luz aos trabalhos de 15 artistas que desempenharam um papel crucial no cenário artístico brasileiro durante os efervescentes anos 1960 e 1970. A exposição Mulheres na Nova Figuração: corpo e posicionamento, em cartaz a partir do dia 19 de agosto, tem curadoria de Camila Bechelany e Gustavo Nóbrega e revela a importante contribuição dessas mulheres a um dos movimentos artísticos mais influentes e emblemáticos do Brasil.

Contemplando um acervo diversificado com cerca de 30 obras, a mostra explora as criações de Amelia Toledo, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Cybèle Varela, Judith Lauand, Lydia Okumura, Maria do Carmo Secco, Maria Lídia Magliani, Pietrina Checcacci, Regina Vater, Romanita Disconzi, Terezinha Soares, Wanda Pimentel, Wilma Martins e Yolanda Freyre.

O período de atuação das artistas é especialmente significativo, marca uma era de efervescência criativa e questionamento sociopolítico. A Nova Figuração, caracterizada pela ruptura com a abstração geométrica e informal, proporcionou um terreno fértil para a exploração de novas linguagens estéticas. Além de contribuírem para a transformação do tratamento da figura, também demonstraram coragem ao abordar criticamente as questões sociais e políticas durante o período da ditadura civil-militar brasileira.

Segundo Camila Bechelany, co-curadora, embora a exposição-manifesto Opinião 65, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro seja frequentemente reconhecida como o marco inaugural da Nova Figuração, é notório que as mulheres estiveram quase ausentes das listas das mostras subsequentes. A Superfície busca preencher essa lacuna histórica, evidenciando a importância feminina no contexto do movimento.

“O conhecimento sobre artistas mulheres latino-americanas, mesmo entre especialistas, é ainda bastante limitado e o intuito é ampliar esse conhecimento por meio da pesquisa realizada em arquivos e coleções”, afirma Bechelany. Mulheres na Nova Figuração: corpo e posicionamento oferece ao público uma rara oportunidade de apreciar diversas pinturas, objetos, gravuras e esculturas até então nunca exibidas. Ao promover um diálogo entre a arte, a história e a sociedade, desafia as narrativas convencionais e proporciona uma visão mais abrangente do impacto das mulheres na cena artística brasileira.

Galeria Superfície

Rua Oscar Freire, 240 – Jardim Paulista
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support