Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Nicolas de Staël no Musée d’Art Moderne de Paris

15 setembro, 2023 @ 10:00 21 janeiro, 2024 @ 18:00

O Museu de Arte Moderna de Paris dedica uma grande retrospectiva a Nicolas de Staël (1914-1955), uma figura incontornável na cena artística francesa do pós-guerra. Vinte anos após a exposição organizada pelo Centre Pompidou em 2003, a exposição oferece uma nova perspectiva sobre o trabalho do artista, aproveitando exposições temáticas mais recentes que destacaram alguns aspectos menos conhecidos de sua carreira (Antibes em 2014, Le Havre em 2014, Aix-en-Provence em 2018).

A retrospectiva reúne uma seleção de cerca de 200 pinturas, desenhos, gravuras e cadernos de várias coleções públicas e privadas na Europa e nos Estados Unidos. Além de obras emblemáticas como “Parc des Princes”, ela apresenta um conjunto significativo de obras raramente ou nunca expostas, incluindo cerca de cinquenta obras exibidas pela primeira vez em um museu francês.

Organizada cronologicamente, a exposição traça as sucessivas evoluções do artista, desde seus primeiros passos figurativos e suas telas escuras e texturizadas dos anos 1940 até suas pinturas feitas às vésperas de sua morte prematura em 1955. Apesar de a maior parte de seu trabalho estar concentrada em uma dúzia de anos, Staël continuamente se renovou e explorou novos caminhos: seu “inevitável desejo de quebrar tudo quando a máquina parece funcionar muito bem” o levou a produzir uma obra notavelmente rica e complexa, “sem uma estética prévia”. Insensível às tendências e controvérsias de seu tempo, seu trabalho deliberadamente desafia a distinção entre abstração e figuração e parece ser a busca, realizada com urgência, de uma arte cada vez mais densa e concisa: “é tão triste viver sem quadros que eu corro o máximo que posso”, escreveu ele. A retrospectiva permite seguir passo a passo essa busca pictórica de rara intensidade, começando por suas viagens de juventude e seus primeiros anos em Paris, passando por sua instalação no Vaucluse, sua famosa viagem à Sicília em 1953 e, finalmente, seus últimos meses em Antibes, em um estúdio de frente para o mar.

Musée d’Art Moderne de Paris

11 Av. du Président Wilson Paris
Paris, Paris França
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support