Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“O Quilombismo” na Haus der Kulturen der Welt

1 junho, 2023 @ 12:00 16 setembro, 2023 @ 19:00

O Quilombismo: Da Resistência e Persistência. Da Fuga como Ataque. Das Filosofias Políticas Alternativas Democráticas-Igualitárias – Projeto de Pesquisa, Exposição, Oficinas e Série de Performances – convida artistas, ativistas, cientistas e pessoas de outras áreas da vida a criar novas formas de resistência cultural e política com base em diversas iniciativas emancipatórias do passado e do presente. A exposição é alimentada por muitas vozes: dos quilombos (no Brasil), cumbes (na Venezuela), palenques (em Cuba e Colômbia), cimarrones (no México) e maroons (na Jamaica e nos EUA), bem como de outros espaços emancipatórios ao redor do mundo. Independentemente do tamanho desses espaços, artistas, cientistas, ativistas, contadores de histórias e outros atores criativos, expressaram e realizaram as tarefas culturais, políticas, sociais e econômicas da libertação e (auto)afirmação em imagens.

O ponto de partida do projeto é a filosofia do quilombismo, como desenvolvida pelo artista, escritor e político brasileiro Abdias Nascimento (1914–2011). Ele definiu os quilombos – assentamentos fundados por pessoas libertas da escravidão – como sociedades de “reunião fraterna e livre; solidariedade, convivência e comunidade existencial”. A tradição da resistência quilombista atravessa as Américas desde o início do século XVI, quando grupos africanos escravizados se recusaram a se submeter à colonização e opressão europeias, criando novas formas de organização e governança.

Central para a exposição é a “busca por um espaço livre de onde liderar a revolta contínua contra a colonização cultural”, para usar as palavras da escritora e filósofa Sylvia Wynter. É um espaço que prepara o palco para uma experiência quilombista, democrática e igualitária, que leva em conta a racialização, classe, gênero, religião, política, justiça, educação, cultura – e todas as outras expressões da vida em sociedade – bem como diferentes níveis de poder nas instituições públicas e privadas.

O Quilombismo incorpora uma luta anti-imperialista, inspirada em várias correntes do movimento pan-africano, e defende uma solidariedade radical com todas as pessoas que lutam globalmente contra a exploração, opressão, pobreza e desigualdade motivada por racismo, sexismo, religião ou ideologia. Como busca e experiência de libertação do colonialismo e uma prática solidária com o objetivo da emancipação mútua, o projeto quilombista não pode ser separado das contínuas lutas de libertação das sociedades indígenas ao redor do mundo.

No HKW, um espaço que cultiva e dissemina uma cultura de convivência e hospitalidade, o Quilombismo é compreendido como uma filosofia de resistência, persistência e libertação por meio da ação coletiva e da alegria. Isso estabelece o tom para um programa que, impulsionado por abordagens encantadoras, inspiradoras e empolgantes, cria uma atmosfera entusiasmada, guiada por valores éticos e igualitários. Zonas de conflito coexistem com a possibilidade de recuar, regenerar, desenvolver outras estratégias e, assim, reunir a energia necessária para esboçar outras visões de futuro.

O projeto leva a sério sua própria reivindicação de que há muito a aprender dos quilombos e lugares similares. Portanto, insiste que espaços de liberdade – e a própria liberdade – devem ser continuamente cultivados, recriados e concebidos. A exposição, performances, exibições de filmes, concertos, encontros de narrativa, sessões de culinária, palestras e programas de pesquisa e educação são práticas que continuam a transmitir o legado quilombista de solidariedade e luta como cultura viva.

O projeto dentro e ao redor do edifício do HKW oferece um programa pluriversal e intergeracional além do cânone da modernidade colonial. Ele se nutre das genealogias dos movimentos de resistência e das estratégias artísticas de autoconsciência, das revoltas políticas, dos movimentos de resistência e das lutas de libertação – e, assim, elabora novas formas culturais e paradigmas estéticos de reconfiguração e recuperação, bem como do “queering” como emancipação. O Quilombismo estabelece um novo tom para estabelecer conexões e referências que continuarão nos próximos anos: como escola de verão, a Escola de Quilombismo oferecerá, a partir de 2023, um espaço anual para se reunir, trocar ideias e celebrar juntos.

Haus der Kulturen der Welt (HKW)

John-Foster-Dulles-Allee 10
Berlim, Alemanha
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support