Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Ocupação Maria Bethânia no Itaú Cultural

13 março @ 11:00 9 junho @ 20:00

Ocupação IC, Maria Bethânia, Casa Das Canoas, RJ. Foto: Autoria e acervo Ana Basbaum

A partir do dia 13 de março, as palavras, o sagrado, a natureza e as vivências de Maria Bethânia ganham espaço na 62a Ocupação Itaú Cultural, uma homenagem à intérprete que canta paixões, crenças e o amor à família e à terra natal, Santo Amaro (BA), ao longo de seis décadas de carreira. 

Com curadoria de Bia Lessa e da equipe do Itaú Cultural (IC), a mostra é um convite ao público para conhecer, mais de perto, a menina dos olhos de Oyá, a filha de Dona Canô e Seu Zezinho, a voz que encanta e emociona multidões por onde passa. 

A exposição, que ocupa o piso térreo e se estende ao 1o andar do IC, leva ao público um olhar poético sobre a artista e realça seus laços com a literatura, destacando sua ligação com autores como Vinicius de Moraes, Clarice Lispector e Fernando Pessoa. 

Bia Lessa explica que a ideia é apresentar a cantora além do óbvio e do que, de fato, a maioria conhece. A força dos textos poéticos corresponde ao recorte curatorial. “Quando falo em palavra, falo de palavra e linguagem – no sentido de que a palavra é uma coisa que caminha pela criação de Bethânia, desde o início, através do pai, da mãe, da riqueza do Recôncavo Baiano, e que se transformou na coisa mais importante da vida dela”, diz a curadora.

Com entrada gratuita, a Ocupação Maria Bethânia fica em cartaz até 9 de junho na sede do IC (Avenida Paulista, 149).

Confira também o site do programa Ocupação dedicado à artista. Disponível no dia da abertura, ele conta com parte do conteúdo da exposição, além de vídeos e materiais exclusivos.

Itaú Cultural

Av. Paulista, 149 – Bela Vista
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support