Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Ocupação Mario Pedrosa no Itaú Cultural

25 outubro, 2023 @ 11:00 18 fevereiro, 2024 @ 20:00

O Itaú Cultural abre no dia 25 de outubro (quarta-feira), às 20h, a Ocupação Mario Pedrosa, exposição dedicada à trajetória do crítico Mario Pedrosa (1900-1981), personalidade essencial para a construção crítica cultural e artística do Brasil no século XX. A mostra reúne cerca de 300 peças, entre documentos, fotografias, trocas de cartas com personalidades das artes – como Hélio Oiticica, Picasso, Miró, Calder e Lygia Clark –, livros, vídeos, depoimentos de pesquisadores, entre outros.

A exposição aborda a trajetória do crítico ao longo de sua vida, sua luta pela arte brasileira, pelo fortalecimento das instituições culturais e sua atuação política. O visitante confere, ainda, em um painel de quatro metros, a extensão internacional da atuação de Pedrosa, em uma linha do tempo.

Interessa uma pauta sobre a exposição, que dá luz a essa atuação tão intensa e presente de Mario Pedrosa, que ainda reverbera na arte e cultura do país?

A curadoria é dos núcleos de Artes Visuais e Acervos e de Enciclopédia e Memória do Itaú Cultural, ao lado do jornalista Marcos Augusto Gonçalves, com consultoria de Quito, neto de Pedrosa. Na abertura, será lançado, ainda, OBRA CRÍTICA, VOL. 1 – Das tendências sociais da arte à natureza afetiva da forma (1927 a 1951), da Companhia das Letras, organizado por Quito Pedrosa. Ainda, esta Ocupação dialoga com a mostra Ensaios para o Museu das Origens, em cartaz no Itaú Cultural, inspirada no ideal de Pedrosa sobre os acervos e museus.

Itaú Cultural

Av. Paulista, 149 – Bela Vista
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support