“Paris 1874: Inventing impressionism” no Musée d’Orsay
26 março - 09:30 - 14 julho - 18:00
O que exatamente aconteceu em Paris naquela primavera de 1874 e que sentido devemos atribuir hoje a uma exposição que se tornou lendária? “Paris 1874: Inventing impressionism” busca traçar o surgimento de um movimento artístico que emergiu em um mundo em rápida transformação.
“Paris 1874” revisita as circunstâncias que levaram esses 31 artistas (dos quais apenas sete são bem conhecidos em todo o mundo hoje) a se unirem e exibirem suas obras juntos. O período em questão tinha um clima pós-guerra, seguindo dois conflitos: a Guerra Franco-Prussiana de 1870 e, em seguida, uma violenta guerra civil. Nesse contexto de crise, os artistas começaram a repensar sua arte e explorar novas direções. Um pequeno “clã de rebeldes” pintava cenas da vida moderna e paisagens esboçadas ao ar livre, em tons pálidos e com o toque mais sutil possível. Como observou um observador, “O que eles parecem estar buscando acima de tudo é uma impressão”.
Em “Paris 1874”, uma seleção de obras que figuraram na exposição impressionista de 1874 é colocada em perspectiva com pinturas e esculturas exibidas no Salão oficial no mesmo ano. Essa confrontação sem precedentes ajudará a recriar o choque visual causado pelas obras exibidas pelos impressionistas, bem como a matizá-lo com paralelos e sobreposições inesperados entre a primeira exposição impressionista e o Salão.
A exposição no Musée d’Orsay evidencia as contradições e a variedade infinita da criação contemporânea naquela primavera de 1874, ao mesmo tempo em que destaca a radical modernidade desses jovens artistas. “Boa sorte!” encorajou-os um crítico, “Inovações sempre levam a algo.”
Esta exposição é organizada pelo Musée d’Orsay, pelo Musée de l’Orangerie e pela National Gallery of Art, Washington, onde será apresentada de 8 de setembro de 2024 a 20 de janeiro de 2025.