Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Picasso Iconophage” no Musée Picasso Paris

11 junho @ 10:30 15 setembro @ 18:00

Pablo Picasso, Estudos (detalhe), 1920. Museu Nacional Picasso-Paris © Succession Picasso 2024

O Museu Nacional Picasso-Paris apresenta sua nova exposição temporária intitulada “Picasso Iconophage” de 11 de junho a 15 de setembro de 2024 nos espaços do térreo. A exposição analisa a modernidade da concepção da imagem de Pablo Picasso explorando as fontes artísticas e extrartísticas de sua obra e seus modos de apropriação.

A obra de Pablo Picasso é multirreferencial e impressiona pela riqueza de sua cultura visual. O artista, celebrado pelas vanguardas como um crítico do academicismo, no entanto, sempre se apresentou como herdeiro de uma longa tradição pictórica. Seu relacionamento ambíguo com a história da arte levanta tanto a questão das fontes quanto a dos modos de apropriação delas. Visitante assíduo do Louvre, Picasso acumulou ao longo da vida fotografias, cartões postais, reproduções, pôsteres, revistas e livros ilustrados, além das obras de sua coleção pessoal. Este acúmulo, que constituía para o artista um rico repertório iconográfico, é sintomático de uma nova maneira de pensar a imagem, liberta do campo artístico e do tempo histórico. No entanto, não há citações literais em sua obra: suas variações sobre as pinturas dos grandes mestres são principalmente desconstruções; suas formas e composições são sempre híbridas. A exposição visa destacar a integração das pinturas, esculturas e desenhos de Picasso em uma complexa rede de imagens fontes através de quatro temas que atravessam sua obra: o herói, o Minotauro, o voyeur, o mosqueteiro.

Musée Picasso Paris

5 rue de Thorigny
Paris, França
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support