Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Poá-Panema” de Renan Cepeda na Gaby Indio da Costa

25 novembro, 2023 @ 11:00 19 janeiro, 2024 @ 18:00

Poá-Panema é a primeira exposição individual do artista Renan Cepeda (Rio de Janeiro, 1966) na galeria Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea. Marcando o início da representação do artista pela galeria, a mostra reúne trabalhos recentes, com cerca de dezoito obras.

Produzida inteiramente em 2023 no vale do Paranapanema, entre os estados de São Paulo e Paraná, “Poá-Panema” é um conjunto de fotografias noturnas de árvores solitárias em meio às vastas plantações da região, iluminadas por lanternas e luzes presas em um drone, que sobrevoa a paisagem. A luz da lua, muitas vezes presente, complementa a exposição longa na câmera, de vários minutos, marcando os horizontes.

O título deste trabalho é uma oposição dos significados em tupi entre os termos “poá” (sorte, felicidade, prosperidade) e “panema” (azar, maldição). A intenção do artista é questionar a forma intensa e predatória de como produzimos comida, considerando-se a necessidade de se alimentar bilhões de pessoas no mundo.

Para apresentar este novo trabalho, Cepeda rompe com duas práticas tradicionais de se expor fotografia, apresentando as obras em suporte de alumínio e não mais em papel, quando obtém as impressões no metal por sublimação, o que confere resistência e permanência superiores a qualquer outro material. As molduras com vidro também são abolidas, lançando mão de pranchas de uma madeira de lei que era muito presente no Paranapanema e que agora é rara de se encontrar, a peroba-rosa. Nestas peças Cepeda cavou entalhes e instalou as lâminas de alumínio sublimadas com as imagens.

Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea

Estr. da Gávea, 712 – São Conrado
Rio de Janeiro, RJ Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support