Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Puppies Puppies (Jade Guanaro Kuriki-Olivo): Nothing New” no New Museum

12 outubro, 2023 @ 11:00 14 janeiro, 2024 @ 18:00

Jade Guanaro Kuriki-Olivo (nascida em 1989, Dallas, TX), amplamente conhecida pelo apelido Puppies Puppies, expande ideias em torno do readymade ao impregnar objetos, signos e ações ubíquas e cotidianas com uma carga pessoal e política. Ela, por exemplo, reconfigurou dispensadores de gel antibacteriano, líquido para vasos sanitários, a cor verde, bem como os atos de dormir, urinar e tomar um comprimido em instalações e performances que desafiam estruturas capacitistas de produção artística e capitalista. Muitas das exposições de Puppies Puppies também incluíram componentes acionáveis: uma campanha GoFundMe para apoiar o fundo de transição de um amigo, testes de HIV gratuitos e aconselhamento, e um chuveiro em funcionamento disponível para uso público. Kuriki-Olivo, assim, afirma que a vida pode ser vista como sua própria forma de prática de resistência, especialmente para aqueles cuja própria sobrevivência está em jogo, incluindo pessoas trans, não binárias e de gênero não-conformista não brancas.

Durante sua exposição no New Museum, Nothing New, Puppies Puppies transforma a Galeria do Lobby do Museu em uma mise-en-scène para suas atividades diárias, com uma parte do espaço funcionando como uma duplicada do quarto real da artista. Se o trabalho anterior de Kuriki-Olivo se centrava na recusa em ser vista – por meio do uso de proxies, avatares e performances em ausência – Nothing New explora novos registros de transparência e obstrução. Convidando os visitantes a vivenciarem sua vida como se fosse por meio de uma tela, Puppies Puppies usa um mecanismo de vidro embaçado para mediar o acesso às suas atividades enquanto ela habita a galeria, destacando temas de visibilidade, representação e consumo cultural.

Câmeras também filmarão a artista enquanto ela navega entre o Museu, seu apartamento – localizado a sete quarteirões de distância – e a vida cotidiana na cidade. Ao interagir com modos contemporâneos de vigilância – incluindo aqueles aos quais aderimos, como as mídias sociais, bem como manifestações mais coercitivas e não consensuais – Puppies Puppies borra as distinções entre sua vida pública e privada, ao mesmo tempo em que desestabiliza as distinções entre a existência virtual e a realidade. Ao permitir uma visão espetacularizada de sua existência diária, Kuriki-Olivo celebra as camadas nuanceadas de sua própria identidade, evitando a tokenização e narrativas reducionistas de identidades raciais e trans.

New Museum

235 Bowery 10002
Nova York, Nova York Estados Unidos
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support