Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Riscar o Chão” no Centro Cultural Arte Sesc

7 março @ 12:00 7 setembro @ 19:00

Guy Veloso, Portela, 2019

O Centro Cultural Arte Sesc (Rua Marquês de Abrantes 99 – Flamengo) abre, nesta quinta-feira (07/03), às 18h, a exposição Riscar o Chão, que articula linhas e traços de gravuras com fotografias que registraram os movimentos dos corpos dos sambistas que “riscam o chão” da avenida. A mostra será aberta com um show da cantora e compositora Nina Wirtti. A entrada é franca.

A exposição reúne 61 obras, em serigrafia e litogravura, de Abelardo Zaluar, Alfredo Volpi, Athos Bulcão, Carlos Scliar e Dionísio Del Santo, que datam de 1984 e integram o acervo do Sesc RJ, e fotografias dos artistas convidados Guy Veloso e Vítor Melo, registradas entre os anos de 2019 e 2023, durante o Carnaval, no Rio de Janeiro.

Com curadoria de Marcelo Campos e Leonardo Antan, a mostra propõe um diálogo de gravuras com fotografias que registram a técnica, a engenhosidade de sambistas e a evolução de corpos no Carnaval, aproximando a geometria e a figuração com uma ginga de linhas e cores, estabelecendo uma relação com o lugar ao qual pertenciam, criando ambientações singulares e dialogando com o contexto brasileiro.

“Se para muitos, os pensamentos elaborados por artistas do Carnaval parecem distantes ou superficiais diante de outras formas de arte, eles são importantes discursos que se criam sobre nosso país. É preciso perceber como o universo plástico das artes institucionais e o pensamento de artistas-carnavalescos sempre estiveram em sinergia e reinventando possibilidades de país nas telas e avenidas”, observa o curador Marcelo Campos.

Riscar o Chão é a quarta exposição a ocupar o Arte Sesc desde a reabertura do espaço em 2022. O centro cultural vem se dedicando a tornar acessível ao público obras do seu acervo de mais de 500 peças do Sesc RJ, que vêm sendo paulatinamente tratadas, restauradas e selecionadas para compor exibições a partir de recortes curatoriais alinhados às discussões contemporâneas em artes visuais.

A mostra inaugural foi Notícias do Brasil: Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues, com gravuras assinadas por esses artistas, em celebração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Na sequência, o espaço recebeu Abstrações, composta por obras de artistas mulheres que exploram o caminho da abstração em diferentes tempos e formas expressivas: Fayga Ostrower, Renina Katz, Anna Letycia e Anna Maria Maiolino (peças do acervo), Ana Cláudia Almeida e Laís Amaral (convidadas).

A terceira mostra, ÀMÌ: Signos Ancestrais, partiu de uma obra de Emanoel Araújo, restaurada após anos exposta em uma área externa do Sesc Copacabana, e contou com os artistas convidados Raphael Cruz e Guilhermina Augusti. As obras estão, agora, em exibição na galeria do Sesc Barra Mansa, até 14 de julho.

Arte Sesc

Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo
Rio de Janeiro, RJ Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support