Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Sobre Muros” de Julio Bittencourt na Galeria Lume

21 outubro, 2023 @ 10:00 25 novembro, 2023 @ 19:00

Com a queda do Muro de Berlim, marcando de vez o fim da Guerra Fria, pintou-se no mundo a imagem de uma sociedade menos dividida, um só povo, chega ao fim as barreiras que nos separam. Contudo, ao ajustarmos nosso foco de percepção podemos ver que, mais do que nunca, estamos cercados de barreiras, talvez agora mais sociais do que físicas, porém tão robustas quanto o antigo muro de concreto.

Na exposição Sobre Muros, a ser inaugurada sábado, 21 de outubro, na Galeria Lume, o fotógrafo Julio Bittencourt apresenta obras que abordam as diversas formas que esses muros se constroem no cotidiano. A qualidade tangível de um muro já não é mais sua característica mais marcante. Os muros estão ao nosso redor, em tudo que vemos e vivemos, física ou virtualmente.

As paredes, tanto reais como virtuais ou psíquicas, tentam oferecer o que Heidegger chamou de “uma imagem tranquilizadora do mundo”, no qual todos devem existir segundo um modelo, uma integração sócio-psíquica única. Assim, em várias situações, a exclusão decorre sobretudo dos conflitos de identidade e da violência que eles podem envolver. Os muros explicitam uma realidade do mundo reduzida a uma clara distinção entre “nós” e “os outros “, entre dentro e fora, entre amigo e inimigo. Entre o lado bom e o lado ruim da parede, entre conhecido e desconhecido, entre rico e pobre, entre seguro e arriscado, entre desejado e indesejável. Nesse sentido, a parede marca a assimetria, materializa a diferença e o desequilíbrio produzidos por uma separação muitas vezes desejada e sofrida. Mas, seria possível uma sociedade cujos muros de fato deixem de existir? Até mesmo o artista cria algumas paredes ao tentar simplificar o mundo, enquadrando-o, como fazemos na fotografia.

Em sua terceira individual na Galeria Lume, mais uma vez colocando em questão temas caros à forma como convivemos em sociedade, Bittencourt expõe – em paredes – os muros incomuns que registra durante sua produção, de pontas de lança usadas nos topos dos portões ou o do muro da virtualidade da imagem, a rostos famosos que ilustram as cédulas do que talvez seja o maior dos muros do mundo em que vivemos, o dinheiro. Ao adentrar as salas da galeria o visitante percebe o que o que se ignora ou finge desperceber : estamos cercados.

Galeria Lume

Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jardim Europa
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support