Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Soufiane Ababri no Barbican Centre

13 março @ 09:30 30 junho @ 23:00

Vista da instalação de Soufiane Ababri, 2024, The Curve © Eva Herzog e Barbican Art Gallery

A nova comissão do artista marroquino Soufiane Ababri, intitulada “As bocas deles estavam cheias de abelhas, mas fui eu quem foi polinizado”, explora questões de desejo, queeridade e diáspora.

Em sua primeira exposição em uma importante instituição do Reino Unido, Ababri transforma The Curve em uma nova obra específica para o local. Unindo desenho, performance e instalação, seu trabalho desafia a predominância das narrativas ocidentais na história queer.

A exposição destaca como a forma de The Curve reflete a letra árabe Zayin (ز), a primeira letra da palavra ‘zamel’, um termo pejorativo para homens gays, cujo som zumbido é usado para insinuar o insulto sem pronunciá-lo no Marrocos. A evolução de zamel, que originalmente significava amigo próximo, mostra como a homofobia ameaça não apenas a sexualidade entre pessoas do mesmo sexo, mas restringe a possibilidade de formas radicais de amizade.

Com desenhos que exploram a experiência queer diaspórica e a vida noturna queer como um espaço de emancipação coletiva e pessoal, a mostra é um ato de reivindicação que subverte arquitetura, linguagem e histórias.

Barbican Centre

Silk St Barbican London
Londres, Inglaterra Reino unido
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support