“Syndicat des Olympiades” de Jonathas de Andrade na La Galerie, centro de arte contemporânea de Noisy-le-Sec
1 junho - 14:30 - 30 novembro - 19:00
No contexto de La Métropolitaine, encontro internacional de arte contemporânea da Metrópole do Grande Paris, em colaboração com TRAM, rede de arte contemporânea Paris / Île-de-France.
A convite da La Galerie, centro de arte contemporânea de interesse nacional de Noisy-le-Sec, o artista brasileiro Jonathas de Andrade (nascido em 1982, vive e trabalha em Recife) apresenta « O Sindicato das Olimpíadas », um projeto inclusivo e participativo realizado com associações de Noisy-le-Sec. Jonathas de Andrade utiliza fotografia, vídeo e performance para questionar o impacto arquitetônico, social e cultural dos Jogos Olímpicos, considerando toda a diversidade dos paisagens e das pessoas que habitam e constituem esse território diariamente.
Durante o período da exposição, o edifício da La Galerie se torna a sede desse sindicato extraordinário, acolhendo um conjunto de obras (retratos fotográficos, filmes, maquetes arquitetônicas, objetos…) produzidas para a ocasião, que tornam visíveis e valorizam os habitantes da periferia, assim como os entusiastas do esporte de origens sociais variadas e idades diversificadas.