“The Appearance: Art of the Asian Diaspora in Latin America & the Caribbean” na Americas Society
4 setembro - 12:00 - 14 dezembro - 18:00
The Appearance: Art of the Asian Diaspora in Latin America & the Caribbean [Aparição: Arte da Diáspora Asiática na América Latina e no Caribe] é a primeira exposição em Nova York a destacar a produção artística da diáspora asiática na região, desde os anos 1940 até o presente. Focada na arte contemporânea e pós-guerra, a mostra reúne obras de trinta artistas de quinze países, trabalhando em diversos meios, como pintura, escultura, performance, fotografia e vídeo, para iluminar estratégias e temas que ressoam em uma ampla gama de práticas da diáspora asiática na América Latina e no Caribe.
A exposição explora os múltiplos e inter-relacionados significados do conceito de aparência, inspirado pela gravura de mesmo título de 1975 da artista nipo-brasileira Lydia Okumura. Desde atos de aparecer e se tornar visível—incluindo diferentes tipos de aparições—até a ideia de impressões e semelhanças físicas, os artistas presentes lidam com as complexidades da negociação da (in)visibilidade, revisitando e recriando arquivos familiares e histórias, além de engajar e reconfigurar práticas espirituais. A mostra também aborda a abstração como uma estratégia formal ligada à linguagem, aos sentidos e ao corpo no contexto da arte pós-guerra nas Américas.
Concebida como uma aparição em si, a exposição lança luz sobre as trajetórias artísticas e experiências muitas vezes negligenciadas de sujeitos e coletivos da diáspora asiática na América Latina e no Caribe, mostrando-os tanto enraizados em seus contextos particulares quanto constitutivos de histórias transnacionais mais amplas.
Para acompanhar a exposição, haverá uma série de programas públicos e a publicação de um catálogo.
Essa exposição é co-curada por Tie Jojima, ex-curadora associada e gerente de Exposições da Americas Society em Nova York, e Yudi Rafael, curador independente e pesquisador baseado em São Paulo, Brasil.