Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Tromba D’Água” no Sesc São Gonçalo

15 junho @ 09:00 1 setembro @ 18:00

Alice Yura / Imagem: Divulgação

O Instituto Artistas Latinas tem o prazer de convidar para a exposição “Tromba D’Água”, a ser realizada no Sesc São Gonçalo, com abertura em 15 de junho de 2024 (sábado), das 15h às 18h. A mostra, que tem realização do Instituto Artistas Latinas, reúne as elaborações de oito artistas mulheres latino-americanas sobre a força e a potência das águas, entendendo a coletividade enquanto catalisadora de transformações, apresentando 20 obras que ocuparão a Galeria da instituição.

Com curadoria de Ana Carla Soler, Carolina Rodrigues e Francela Carrera, a mostra reúne artistas do Brasil, Guatemala e Argentina em diferentes linguagens, como pintura, escultura, fotografia e videoarte, composta por trabalho das artistas brasileiras Alice Yura, Azizi Cypriano, Guilhermina Augusti, Luna Bastos, Roberta Holiday e Thais Iroko, da artista guatemalteca Marilyn Boror Bor e da argentina Natália Forcada.

As obras abordam assuntos ligados à espiritualidade, ancestralidade e à relação do feminino com a natureza. A temática gira em torno da coletividade e suas potências, partindo da ideia de afluência das águas para discutir questões sociais e de gênero que perpassam as vivências da América Latina.

“Em um contexto social em que se pretende sufocar, soterrar e ignorar essa pulsão ambiental, o fenômeno da tromba d’água surge como uma alusão ao respeito que se deve ter por esta energia impetuosa. Nesta exposição, as características das águas criam espaço para trilharmos outros percursos na construção de uma sociedade pautada em relações sensíveis entre a humanidade e a natureza”, destacam as curadoras, que assinam o texto curatorial coletivamente.

A exposição também cumpre um papel de intercâmbio cultural, visto que são apresentadas obras de artistas da Guatemala e Argentina.

SOBRE TROMBA D’ÁGUA

A exposição, que parte do conceito curatorial desenvolvido pelo conselho de curadoria do Instituto Artistas Latinas, explora a força soberana das águas, que se assemelha ao papel do sol para os planetas. As águas estruturam sociedades, fornecem recursos vitais e revelam a fragilidade daqueles que tentam controlá-las. O fenômeno da tromba d’água, seja nos oceanos ou rios, cria uma conexão entre o mar, o céu, os rios e a terra, destacando o poder intrínseco das águas em sua ação transformadora e muitas vezes imprevisível.

O projeto visa não apenas promover reflexões sobre justiça climática e ações de preservação ambiental, mas também proporcionar espaços de diálogo e educação através de oficinas e atividades complementares. “Aqui, as artistas apresentam propostas que ignoram os obstáculos que poderiam limitar suas agências e abrem os caminhos que um dia estiveram obstruídos”, reforçam as curadoras Ana Carla Soler, Carolina Rodrigues e Francela Carrera. 

Um dos destaques da exposição é um mural inédito, intitulado “A água me contou muitos segredos”, com 10,35 metros de largura, pintado pela artista Luna Bastos, direto na parede da Galeria. A mostra, que faz parte da programação artística anual do Instituto Artistas Latinas, ficará em cartaz até o dia 1º de setembro de 2024.

Sesc São Gonçalo

Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo
São Gonçalo, RJ Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support