Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Waterbirds: Migratory Sound Flow” de Tania Candiani no Locust Projects

5 dezembro, 2023 @ 11:00 10 fevereiro, 2024 @ 17:00

Locust Projects apresenta Waterbirds: Migratory Sound Flow, da artista mexicana Tania Candiani. Interessada em linguagem, som e no pós-vida de tecnologias obsoletas, Tania Candiani criou dispositivos que traduzem imagens, formas e palavras em sons e música, reutilizando teares, teclados, máquinas de escrever e outros dispositivos mecânicos antigos para criar instrumentos de vento, cordas ou percussão. Ela vê esses objetos como interfaces entre “a alma da máquina” e outros tipos de sensibilidades, incluindo humano, animal e não-humano, e muitas vezes faz referência a conhecimentos e histórias ancestrais.

Para a artista, esses dispositivos estão em algum lugar entre ficção científica, tecnologia a vapor da era vitoriana e as mais recentes tecnologias de inteligência artificial e processamento de palavras.

Waterbirds: Migratory Sound Flow, originalmente comissionada para a 23ª Bienal de Sydney e com curadoria de José Roca, é um “rio” suspenso feito com galhos de árvores coletados em uma margem de rio no México, muitos dos quais também são nativos do sul da Flórida.

Referido pela artista como um “grande sistema circulatório”, o percurso dessas aves conecta centenas de corpos d’água mapeados em uma instalação que consiste em uma rede de som, ar e água. O sistema utiliza reproduções artesanais de aerofones tradicionais pré-hispânicos (ocarinas de argila, conchas, flautas de madeira) e, na Locust Projects, inclui gravações de campo de aves aquáticas no sul da Flórida para criar um canto contínuo e em constante mudança.

A enorme forma orgânica suspensa será reimaginada para responder à arquitetura da Locust Projects e refletir os cursos d’água e as espécies de aves aquáticas migratórias dos Everglades e do sul da Flórida.

“A instalação Waterbirds de Candiani combina poeticamente natureza e tecnologia para refletir sobre migração, linguagem e ecossistemas entrelaçados por meio do canto dos pássaros”, disse Lorie Mertes, diretora executiva da Locust Projects. “Com o sul da Flórida, especialmente os Everglades, servindo como uma importante parada na Atlantic Flyway para aves migratórias, o trabalho de Tania é comoventemente relevante aqui e fornece uma representação visual massiva do caminho das aves.” O projeto explora a ideia de territórios itinerantes por meio do som e da travessia de corpos d’água vivos ligados pelo movimento das aves: cursos d’água que se assemelham a um sistema sanguíneo ou neuronal para refletir metaforicamente sobre migração, linguagem das aves e ecossistemas.

Veja outras obras de Tania Candiani em destaque em To Weave the Sky: Textile Abstractions from the Jorge M. Pérez Collection em El Espacio 23 de novembro de 2023 a outubro de 2024.

O trabalho de Tania também estará em exposição na Art Basel representada pela Galeria Vermelho e pelo Instituto De Visión.

Locust Projects

297 NE 67th St
Miami, Flórida Estados Unidos
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support