Carregando Eventos

« Todos Eventos

Wendy Red Star na Roberts Projects

13 julho @ 11:00 24 agosto @ 18:00

Wendy Red Star, Goes To Good Things, 2023

Roberts Projects tem o prazer de apresentar Bíikkua (O Raspador de Pele), uma exposição da série contínua de Wendy Red Star explorando a história social e material dos bishkisché. Este termo Apsáalooke é usado para descrever estojos de couro cru fabricados e decorados pelas mulheres de tribos indígenas em toda a América do Norte, traduzindo para “mochila para cães carregarem carne ou grãos”. Historicamente referidos como parfleche — uma frase francesa introduzida durante o comércio colonial de peles — na bolsa de estudos europeia ocidental, Red Star pretende usar esta série para restaurar a linhagem criativa e a linguagem de sua ancestralidade Apsáalooke. Um objeto funcional usado para transportar bens e pertences a cavalo pelas Grandes Planícies, cada bishkisché apresenta dois painéis pintados com um padrão espelhado — uma simbologia visual única inventada por seu fabricante. Crescendo na Reserva Indígena Crow em Montana, Red Star lembra-se de sua avó com um projeto criativo sempre em mãos — costurando, bordando e desenhando perpetuamente. Enquanto seus antepassados matrilineares podem não se descreverem como artistas, eles tinham práticas artísticas robustas e estabeleceram o vocabulário estético de sua comunidade tribal — visualizando designs vibrantes e geométricos compostos de triângulos interseccionados, linhas zigue-zagueantes e retângulos sequenciais magros renderizados em pigmentos ricos em tons primários.

Os designs encontrados nestes estojos utilitários são representativos tanto da estética Apsáalooke quanto da Plateau. Embora cada tribo tenha seu próprio estilo distinto, há semelhanças entre seus trabalhos manuais como resultado de sua história compartilhada de artesanato e comércio. O projeto de Red Star visa reconhecer e explorar como as culturas materiais dessas tribos se tornaram entrelaçadas ao longo do tempo, ao mesmo tempo que destaca a tradição artística única de cada uma. Ao pesquisar e documentar bishkisché existentes de várias fontes, ela cria estudos pintados que servem como um novo registro histórico da arte. Ao fazer isso, Red Star homenageia o rico legado das mulheres Apsáalooke e da Plateau que contribuíram para esta tradição.

Roberts Projects

442 South La Brea Avenue
Los Angeles, Califórnia Estados Unidos
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support