Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Yinka Shonibare CBE: Suspended States” na Serpentines Galleries

12 abril @ 10:00 1 setembro @ 18:00


Yinka Shonibare CBE, Decolonised Structures, 2022-23. Cortesia do artista e da Goodman Gallery. Foto: Stephen White & Co. © Yinka Shonibare CBE

Por mais de 30 anos, Yinka Shonibare CBE tem utilizado a história da arte e a literatura ocidentais para explorar a cultura contemporânea e as identidades nacionais. “Suspended States” é a primeira exposição solo do artista em Londres em mais de 20 anos. Ela apresenta novas obras que investigam como os sistemas de poder afetam locais de refúgio, debates sobre estátuas públicas, o impacto ecológico da colonização e o legado do imperialismo sobre conflitos e tentativas consequentes de paz.

A exposição inclui duas novas instalações principais na Serpentine South. “Sanctuary City” (2024) é composta por miniaturas de edifícios que representam locais de refúgio para grupos perseguidos e vulneráveis. “The War Library” (2024) consiste em 5.000 livros encadernados em tecido de cera holandesa, representando conflitos e tratados de paz.

Ao longo da exposição, o uso característico de Shonibare do tecido de cera holandesa simboliza a relação entrelaçada entre a África e a Europa. Esse tecido de cores vibrantes foi inspirado em designs de batique indonésio, produzido em massa pelos holandeses e eventualmente vendido às colônias britânicas na África Ocidental, onde mais tarde foi denominado ‘estampa africana.’ Em “Decolonised Structures” (2022-2023), o artista pinta esses padrões em suas réplicas em menor escala das grandes esculturas públicas de Londres. Reconstruindo figuras coloniais como a Rainha Vitória e Herbert Kitchener, Shonibare questiona o papel e a presença desses monumentos.

Outras obras destacam estilos de vida luxuosos sustentados pela colonização e a importância da arte africana para a cultura global. Shonibare também faz conexões entre a história da xenofobia e o impacto da colonização no meio ambiente em seus quilts, incluindo sua nova série “African Bird Magic” (2024).

A exposição também destaca a prática social de Shonibare, incluindo seu espaço experimental Guest Project em Hackney e a Guest Artist Space (G.A.S.) Foundation, que ele lançou na Nigéria em 2019.

Serpentine North Gallery

W Carriage Dr
Londres, Reino unido
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support