Ex Africa

CCBB, São Paulo

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

Ex Africa semper aliquid novi [da África sempre há novidades a reportar], Caio Plínio Segundo (23 d.c.-79 d.c.). A exposição “Ex Africa” traz agora ao CCBB de São Paulo, a maior e mais importante exposição de arte africana contemporânea realizada no Brasil, num momento em que a herança africana volta a estar em evidência, ocupando todas as salas da instituição com performances, música, instalações, fotografias, videoarte, pinturas.

A mostra introduz dezoito artistas de uma geração jovem e intermediária, vindos de oito países africanos que despertam grande atenção internacional, pouco conhecidos no Brasil. A eles se juntam dois artistas afro-brasileiros, Arjan Martins e Dalton Paula, que montaram uma exposição no Brazilian Quarter de Lagos (Nigéria), bairro construído por negros escravizados retornados à África.

Como parte da programação, no dia 28 de abril, às 11h, o artista nigeriano Jelili Atiku realiza a performance “Alaagba”. Com referências diretas à ética da religião, valores e prática de Egungun, o tema da performance é reabrir e revisitar discussões sobre a questão da descolonização da África, através de processos performativos de etutu (rituais) de limpeza. Atiku leva o público para um passeio ao ar livre e convida o espectador a acompanhá-lo neste caminho, que é concluído em sua sala dentro da exposição.

Ex Africa
Abertura: 28/04
Visitação: até 16/07/18; quarta a segunda, 9h-21h
CCBB-SP: R. Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo. Entrada Gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support