Ex Africa

CCBB, São Paulo

Ex Africa semper aliquid novi [da África sempre há novidades a reportar], Caio Plínio Segundo (23 d.c.-79 d.c.). A exposição “Ex Africa” traz agora ao CCBB de São Paulo, a maior e mais importante exposição de arte africana contemporânea realizada no Brasil, num momento em que a herança africana volta a estar em evidência, ocupando todas as salas da instituição com performances, música, instalações, fotografias, videoarte, pinturas.

A mostra introduz dezoito artistas de uma geração jovem e intermediária, vindos de oito países africanos que despertam grande atenção internacional, pouco conhecidos no Brasil. A eles se juntam dois artistas afro-brasileiros, Arjan Martins e Dalton Paula, que montaram uma exposição no Brazilian Quarter de Lagos (Nigéria), bairro construído por negros escravizados retornados à África.

Como parte da programação, no dia 28 de abril, às 11h, o artista nigeriano Jelili Atiku realiza a performance “Alaagba”. Com referências diretas à ética da religião, valores e prática de Egungun, o tema da performance é reabrir e revisitar discussões sobre a questão da descolonização da África, através de processos performativos de etutu (rituais) de limpeza. Atiku leva o público para um passeio ao ar livre e convida o espectador a acompanhá-lo neste caminho, que é concluído em sua sala dentro da exposição.

Ex Africa
Abertura: 28/04
Visitação: até 16/07/18; quarta a segunda, 9h-21h
CCBB-SP: R. Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo. Entrada Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *