Arte e Literatura

29 de abr de 2021

Palestra Online ZOOM
Quem vai ministrar: Veronica Stigger

DIA 29 de Abril

Horário: das 18h às 19h

Valor: R$ 150,00

 

Na arte moderna e contemporânea, a palavra se torna uma das dimensões fundamentais do ato artístico, mesmo em trabalhos predominantemente plásticos ou visuais. Através do exame da obra de alguns artistas — Mira Schendel, Nuno Ramos e Pedro Moraleida —, a palavra busca estabelecer uma compreensão do porquê a palavra apresenta-se tão fortemente como imagem em trabalhos predominantemente plásticos, chegando, em alguns casos, até ao ponto em que o escrito se torna ostensivamente visual, isto é, em que o texto é a imagem. Veremos fundamentalmente como essa emergência da palavra é imediatamente seguida por sua ruína, quando o escrito não se mostra de todo legível, seja por meio de rasuras, seja pela fratura da palavra ou frase, levando a algo como códigos pessoais ou, em seu extremo, até a escrita como puro gesto.

 

Sobre a professora:

Veronica Stigger é uma escritora, jornalista, professora e crítica de arte brasileira.  É doutora em teoria e crítica da arte pela Universidade de São Paulo, com estudo sobre as relações entre arte, mito e rito na modernidade.

R$150,00

| Encerrado |

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support