Feiras que ainda acontecerão de forma virtual em 2020

A SP-Arte terá sua versão online entre os dias 24 e 30 de agosto; confira outras ao redor do mundo

Com a confusão enorme causada pelos efeitos da pandemia da covid-19 por todo o mundo, o calendário de eventos global foi modificado. No cenário das artes, exposições, bienais, feiras e outros eventos sofreram atrasos, cancelamentos ou foram transpostos para o ambiente virtual.

Com a atenuação do contágio e das mortes em países onde as recomendações de especialistas foram devidamente seguidas, a reabertura de equipamentos de arte e cultura, como museus e galerias, já é uma realidade. Muitas feiras programadas para acontecer entre agosto e dezembro continuam com suas datas e locais definidos, pontuando que acontecerão fisicamente, como a Liste e a Berlin Art Week. Outras ainda não se posicionaram se sofrerão alguma mudança.

Porém, visando uma maior proteção e também uma maior adesão, muitas feiras decidiram passar suas atividades para o ambiente online, mostrando as obras de arte em viewing rooms correspondentes a um estande de cada galeria e realizando as atividades paralelas, como os bate-papos, também de forma virtual.

Esse movimento vem acontecendo desde quando a pandemia se espalhou pelo mundo, entre o final de fevereiro e o começo de março. Os eventos, portanto, tiveram que buscar uma forma de não perder todo o planejamento feito, a Art Basel (HK e Basel), a Frieze e a arteBA foram algumas das grandes feiras que abraçaram a internet como forma de fazer negócio.

Separamos abaixo algumas feiras que estão acontecendo ou que irão acontecer de forma virtual ainda este ano para que você possa navegar pelos estandes!

SP-Arte

Depois de algumas incertezas sobre a edição da SP-Arte, que teria sua 16ª edição entre 14 e 18 de abril, a feira anunciou em junho que faria uma verão digital do evento. Após um período de estudo, observando como aconteciam outras feiras ao redor do mundo, a versão online da maior feira de arte do Brasil já tem data para acontecer: 24 a 30 de agosto!

ARTBO

A Feira Internacional de Arte de Bogotá, que seria realizada entre os dias 15 a 18 de outubro foi adiada pela organização. Porém, algumas de suas atividades complementares foram levadas para o ambiente virtual. O evento ARTBO | Fin de Semana, por exemplo, acontece agora no mês de julho com mais de 60 galerias, museus, fundações e espaços culturais. O mesmo foi feito com outras feiras, como a Beirut Art Fair

Outsider Art Fair

A fase dois da maior feira do mundo dedicada exclusivamente a obras de arte produzidas por artistas que trabalharam de forma autodidata, com Art Brut ou Art Outsider, começou no dia 18 de julho no próprio site do evento e estará no ar até o dia 10 de julho. Aproximadamente 30 galerias participam da “New Discoveries” da Outsider Art Fair.

Paris Gallery Weekend

Nan Goldin, Colette modeling in the Beauty Parade, 1973. Na Paris Gallery Weekend

O final de semana mais badalado no mundo das artes em Paris ganhou uma versão digital na plataforma Artsy. Os trabalhos das mais de 50 galerias que participam dessa agitação podem ser conferidos no site até o dia 24 de julho por pessoas do mundo todo.

June Art Fair

Uma feira de arte que foca na produção da arte independente foi apresentada pela primeira vez na Art Basel, na Basileia, no ano passado. Com o cancelamento da gigante suíça, a organização da feira debutante acabou optando por uma edição online, que acontecerá entre os dias 20 e 31 de agosto em parceria com a ArtReview e a galeria Hauser & Wirth, que sediará a feira em seu site.

CHART

Uma edição especial da CHART, que acontece normalmente em Copenhagen, irá se expandir em um novo formato abarcando também as cidades de Helsinki, Oslo, Reykjavik e Estocolmo, descentralizado sua atuação numa expansão. Entre 19 de agosto e 16 de setembro, a feira acontecerá na plataforma Artsy e terá 100% de obras de artistas mulheres!

Darwin Aboriginal Art Fair 

Obra na Darwin Aboriginal Art Fair 

Focando na arte produzida na cultura aborígene, a australiana Darwin Aboriginal Art Fair (DAAF) adaptou todo o seu site para receber tanto as viewing rooms online quanto a programação paralela na íntegra de forma digital. Pessoas do mundo inteiro poderão conferir isso em agosto, entre os dias 6 e 14.

Masterpiece London

Com a intenção de incentivar o público “não apenas a ver e comprar obras, mas também a participar da conversa com 138 expositores especialistas” em várias áreas, seja na arte ou no design, a Masterpiece London acontece na plataforma Artsy até o dia 8 de julho!