A Pinacoteca apresenta a exposição Fernanda Gomes, uma grande retrospectiva reunindo 50 obras, desde os anos 1980 até hoje, da artista carioca. Com curadoria de José Augusto Ribeiro, curador do museu, a mostra é apresentada na forma de uma grande instalação composta de fragmentos, formato recorrente na prática de Gomes, que se desdobra ao longo das sete galerias temporárias do 1º andar da Pinacoteca, demandando do observador um papel ativo na leitura do trabalho.

Formada pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), no Rio de Janeiro, Fernanda Gomes figura, hoje, entre os artistas contemporâneos do Brasil com maior inserção e prestígio internacionais. Sua prática caracteriza-se pelo uso de materiais ordinários — como gesso, madeira e vidro — submetidos a operações manuais como amarrar, juntar ou apenas posicionar e espalhar no espaço. Esses itens são recolhidos da vida doméstica da artista e durante suas andanças pelas ruas e galerias e instituições onde expõe sua produção.

A exposição na Pinacoteca, que tem patrocínio do Itaú, se concretiza após dois anos desde o convite da instituição. Ao longo desse período, Gomes desenvolveu um plano de ocupação dos espaços que incluía tanto determinações quanto aberturas para a improvisação, projetando soluções expográficas específicas para cada ambiente. “Daí a manifestação de um processo exigente, meticuloso que vai além de uma reunião de obras”, define o curador.

O resultado final surgirá após três semanas de trabalho de montagem, durante o qual a artista se colocará em atividade contínua pelas sete salas expositivas, instalando assim uma espécie de ateliê temporário, não aberto ao público, procedimento adotado de forma usual por ela. O conjunto apresentado inclui desde trabalhos mais conhecidos – como as esferas de cravos e linha, uma extensão de papéis de cigarro fumados e justapostos, as pinturas feitas com tinta e papel e algumas de suas esculturas cinéticas –, a obras inéditas que serão concebidas in loco.

Fernanda Gomes
Curadoria: José Augusto Ribeiro
Abertura: 30/11/19, 11h
Visitação: até 24/02/2020; quarta a segunda, 10h-17h30 (permanência até 18h)
Pinacoteca de São Paulo: Pina Luz, Praça da Luz 2, São Paulo. Ingressos: R$ 10; R$5 (meia-entrada).

Compartilhar