Fernanda Gomes

Museo Jumex, Cidade do México

O trabalho de Fernanda Gomes (Rio de Janeiro, 1960) se desenvolve em estreita relação com o espaço que ocupa. Frequentemente, suas exposições envolvem arquiteturas dentro da arquitetura e geram espaços de diferentes escalas. Nesta exposição, Gomes traz obras – ou como a própria artista nomeia, “coisas” – em diálogo com as condições específicas da “Galería 1” do Museo Jumex, bem como trabalhos que desenvolvem suas pesquisas recentes.

A artista baseia seu processo de trabalho na relação que estabelece com o espaço expositivo, no qual estuda cuidadosamente e intervém ao longo de um período de tempo significativo. Isto permite que Gomes responda a condições particulares, mas de maneira simultânea que ela entenda o espaço como uma extensão de seu próprio ateliê e seus ritmos. Assim, ainda que as obras apresentadas ao público sejam exibidas como finalizadas, acabadas, sempre há o potencial de reaparecer em diferentes configurações.

Uma marcada economia de recursos materiais e espaciais caracteriza a obra de Gomes. Em sua linguagem plástica, a artista utiliza de maneira consistente madeira, pintura branca, fios, materiais têxteis lisos e de cor clara, assim como alguns objetos encontrados que se redefinem ao serem associados de forma singular com outros materiais. A luz é para Gomes outro elemento que controla cuidadosamente, modificando a forma em que as arquiteturas efêmeras interagem com outros objetos escultóricos e pictóricos. Esta materialidade entra em tensão com a arquitetura do museu e com o contexto urbano imediato que, nesta galeria, tem una presença particularmente contundente.

Fernanda Gomes
Abertura: 28/07
Visitação: até 14/10/18; terça a domingo, 11h-20h
Museo Jumex: Miguel de Cervantes Saavedra 303, Colonia Granada, 11520, Cidade do México. Ingressos: $50.