Fernando Lemos: Ilustrações Literárias

MAM, São Paulo

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

O Museu de Arte Moderna de São Paulo abre, na próxima terça-feira, 15/10, a exposição Fernando Lemos: ilustrações literárias, que poderá ser visitada na Biblioteca Paulo Mendes de Almeida, no horário de funcionamento do museu, de segunda a sexta-feira. A exposição reúne desenhos originais do artista que ilustraram contos e poemas ao longo de seu período de colaboração com o jornal O Estado de S. Paulo, na década de 1950, jogando luz sobre sua atuação como designer e ilustrador de publicações.

Fernando Lemos (Lisboa, 1926) já atuava como fotógrafo e artista gráfico em Portugal quando emigrou para o Brasil em 1953. Instalado por algum tempo na Pensão Mauá, no Rio de Janeiro, Lemos fotografou escritores e artistas ao seu redor.

Os traços geométricos utilizados por Lemos já apresentavam sinais da modernidade, acompanhando o movimento abstrato que acabara de chegar ao Brasil. “Assim, é possível revisitar um período de nossa cultura em que as artes gráficas e a literatura mantiveram uma relação criativa e potente”, conta Felipe Chaimovich, curador da exposição.

Fernando Lemos: Ilustrações Literárias
Abertura:
15/10/19; terça a sexta-feira, das 10 às 18h
Museu de Arte Moderna de São Paulo: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, São Paulo. Ingressos: R$10 (gratuito aos sábados)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support