Valongo – Festival Internacional da Imagem

Valongo, Santos

Abrindo espaço para diálogos críticos e fomentando maneiras alternativas de se pensar, ver e consumir imagens, todo outubro desde 2016, o Valongo Festival Internacional da Imagem torna-se epicentro de práticas artísticas e produção de conhecimento no bairro histórico do Valongo, em Santos. Apresentando uma ampla gama de trabalhos em grande variedade de mídias – fotografia, vídeo, performance, escultura, artes digitais – o VALONGO FESTIVAL considera os extensos efeitos da onipresença da imagem nas práticas artísticas contemporâneas. Na essência do festival está a criação desse espaço de troca e sinapses, de ideias que surgem a partir do convívio social e ideias estimuladas, discutidas e performadas através da programação oferecida.

O Valongo Festival Internacional da Imagem 2018 – NÃO ME AGUARDE NA RETINA, discute as estratégias oferecidas pelas imagens para alargar a nossa capacidade de ver e, portanto, de sentir. Celebrando o próprio significado de um festival, o que nos guiou ao longo de todo o processo foi o questionamento sobre o que podem as imagens numa política dos encontros, entre o que somos e o que nos tornamos quando nos permitimos ser afetadxs pelas experiências estéticas. Questões que se referem à função política das imagens em tornar discursos, verdades, seus regimes de visibilidade e principalmente, a sua presença sensível como uma condição capaz de nos contagiar, nos comover e nos fazer sentir o sentir do outro.

Ao cruzar os viadutos, descer os túneis e subir as curvas da serra do Mar, o que a dimensão do Valongo 2018 revela é o seu crescimento para abarcar diálogos, abrigar discursos, abraçar perspectivas e celebrar o fato de que uma vez que vemos, é impossível voltar atrás. É essa vibração com caráter de manifestação no sentido de uma pulsão de vida, que esperamos que o público encontre em todos os espaços pois ao fim o que NÃO ME AGUARDE NA RETINA nos abre enquanto festival é a possibilidade de tornar comum a aptidão em ver.

Festival Valongo
Datas:
12 a 14/10/18
Valongo:
Santos. Entrada gratuita. Confira a programação aqui!