Valongo – Festival Internacional da Imagem

Valongo, Santos

Tempo de leitura estimado: 2 minutos

Abrindo espaço para diálogos críticos e fomentando maneiras alternativas de se pensar, ver e consumir imagens, todo outubro desde 2016, o Valongo Festival Internacional da Imagem torna-se epicentro de práticas artísticas e produção de conhecimento no bairro histórico do Valongo, em Santos. Apresentando uma ampla gama de trabalhos em grande variedade de mídias – fotografia, vídeo, performance, escultura, artes digitais – o VALONGO FESTIVAL considera os extensos efeitos da onipresença da imagem nas práticas artísticas contemporâneas. Na essência do festival está a criação desse espaço de troca e sinapses, de ideias que surgem a partir do convívio social e ideias estimuladas, discutidas e performadas através da programação oferecida.

O Valongo Festival Internacional da Imagem 2018 – NÃO ME AGUARDE NA RETINA, discute as estratégias oferecidas pelas imagens para alargar a nossa capacidade de ver e, portanto, de sentir. Celebrando o próprio significado de um festival, o que nos guiou ao longo de todo o processo foi o questionamento sobre o que podem as imagens numa política dos encontros, entre o que somos e o que nos tornamos quando nos permitimos ser afetadxs pelas experiências estéticas. Questões que se referem à função política das imagens em tornar discursos, verdades, seus regimes de visibilidade e principalmente, a sua presença sensível como uma condição capaz de nos contagiar, nos comover e nos fazer sentir o sentir do outro.

Ao cruzar os viadutos, descer os túneis e subir as curvas da serra do Mar, o que a dimensão do Valongo 2018 revela é o seu crescimento para abarcar diálogos, abrigar discursos, abraçar perspectivas e celebrar o fato de que uma vez que vemos, é impossível voltar atrás. É essa vibração com caráter de manifestação no sentido de uma pulsão de vida, que esperamos que o público encontre em todos os espaços pois ao fim o que NÃO ME AGUARDE NA RETINA nos abre enquanto festival é a possibilidade de tornar comum a aptidão em ver.

Festival Valongo
Datas:
12 a 14/10/18
Valongo:
Santos. Entrada gratuita. Confira a programação aqui!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support