Filme Fordlândia de Melanie Smith será exibido no MASP

Obra Fordlândia exibe fragmentos do distrito homônimo para além da proposta criada por Henry Ford em 1927

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Fordlândia, 2014, Melanie Smith.
Fordlândia, 2014, Melanie Smith.

Fordlândia é o nome de uma área adjacente ao município de Aveiro, localizado no estado do Pará, que foi concessionada pelo estado do Pará ao empresário norte-americano Henry Ford para a produção de borracha a partir do abundante látex da região. Naquela época, a Ford era dependente da borracha produzida pela Malásia, que era colônia britânica. A concessão isentava a companhia Ford de qualquer taxa de exportação. O projeto foi desativado em meados da década de 1940, quando o neto de Henry Ford, Henry Ford II, assumiu a empresa. 

Após o fim do projeto, os antigos operários continuaram a residir no território aproveitando a infraestrutura do local. A economia do pequeno distrito passou a depender então de agropecuária, extrativismo e pesca. Apesar de o local ser caracterizado como “cidade-fantasma”, há cerca de 2000 pessoas que residem lá de forma fixa. 

Fordlândia, 2014, Melanie Smith.

Inspirada por esta história, a artista multimídia britânica Melanie Smith produziu um filme intitulado Fordlândia, no qual ela retrata o cotidiano dos habitantes de Fordlândia criando associações livres e não sincronizadas entre imagens e sons, com montagem de cenas feitas por meio das relações de formas, texturas e cores, criando uma narrativa não linear. Para o curador Leandro Muniz, o vídeo, “longe de ser uma denúncia dos absurdos da modernização, mostra os modos de sociabilidade surgidos na cidade, para além das tentativas de controle de seu criador no início do século 20”. A obra também mostra a interação entre a natureza e a arquitetura da cidade e suas formas de vida que surgiram ao longo do tempo.

A exibição do filme será inaugurada dia 1º de julho na sala de vídeo do Masp, onde recebe os visitantes até meados de agosto.

Serviço

Fordlândia, de Melanie Smith 

Local: Sala de vídeo do Masp

Endereço: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo

Data: De 1º de julho a 14 de agosto de 2022

Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h

Ingresso: R$ 25 – 50;  grátis às terças

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
pt_BR