Filme “Kobra Auto Retrato” revela trajetória de um dos maiores muralistas da atualidade

Depois de sua estreia em grandes festivais, o documentário chega aos cinemas de onze cidades brasileiras

Tempo de leitura estimado: 2 minutos
Kobra
Kobra é tema de documentário dirigido por Lina Chamie Divulgação/Divulgação

Depois de suas primeiras exibições no Festival do Rio, na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no 13º DOC NYC – maior festival de documentários dos Estados Unidos – Kobra Auto Retrato chega às telas dos cinemas brasileiros. 

Hoje o artista tem suas imagens coloridas espalhadas por mais de 30 países e um reconhecimento inegável. Seu trabalho Etnias levou o título de maior muro já pintado, com 2,5 mil metros quadrados, recorde que foi batido por ele mesmo em 2017, com um paredão de 5.742 metros quadrados na Rodovia Castello Branco, Região Metropolitana de São Paulo. Mas, curiosamente, o artista nunca teve o desejo de retratar seu próprio rosto em seus murais, tendo feito isso uma única vez, sob encomenda. 

Sendo assim, a ideia da produção cinematográfica, dirigida e roteirizada por Lina Chamie, é protagonizar o rosto daquele que está por trás de tantos outros retratos estampados nas empenas das cidades. Ao longo de 84 minutos, o documentário chama atenção por revelar os bastidores intensos, sobretudo na adolescência marcada pela carência de incentivo, depressão, falta de dinheiro e a marginalização. 

Não espere por um filme focado no processo criativo e na elaboração da técnica singular do artista, e nem por grandes captações de imagens ou roteiros complexos. O longa-metragem se baseia sobretudo na narração feita pelo próprio Kobra que, de forma crua, conta desde sua infância, perpassando os embates com a família, as vivências na rua, o testemunho vivo dos crimes, até a primeira comercialização de sua arte, o sucesso mundial e a família formada atualmente. O relato é intercalado com lapsos de imagens das suas produções mais memoráveis, sem necessariamente uma sequência linear.

Sendo o Kobra um artista, considerado por ele mesmo, introvertido, esta é uma das raras oportunidades de conhecê-lo melhor e se aproximar de suas vivências pessoais.

Serviço

Onde assistir:
Belo Horizonte – Una Cine Belas Artes
Brasília – Cine Cultura Liberty Mall | Espaço Itaú
Campinas – Cinépolis Galleria Shoppin
Curitiba – Cine Passeio
Florianópolis – Paradigma Cine Arte
Niterói – Reserva Cultural
Porto Alegre – Espaço de Cinema Bourbon Country
São Paulo – Petra Belas Artes | Kinoplex Itaim | Reserva Cultural | Espaço Itaú Augusta | Espaço Itaú Frei Caneca
Rio de Janeiro – Cine Santa Teresa | Espaço Itaú Botafogo | Estação Net Rio | Estação Net Gávea

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support