Filmes AQA: Siron. Tempo Sobre Tela

Longa não busca traçar uma cronologia da vida de Siron, mas sim se debruçar no pensamento e no espírito dessa figura ímpar e tão enérgica

Siron Franco não é só um expoente da arte da região Centro Oeste do Brasil, mas um grande pintor de importância nacional e internacional. Uma figura emblemática que nunca deixou o seu Goiás, ele ganha agora um documentário que percorre sua vida e sua obra, com direção de André Guerreiro Lopes e Rodrigo Campos. A produção da Pandora Filmes não se limita, porém, a fazer um passeio cronológico pela biografia de Siron, mas busca de forma bastante empenhada se debruçar no pensamento e no espírito dessa figura ímpar e tão enérgica.

Intitulado Siron. Tempo Sobre Tela, o longa pode ser assistido em plataformas de streaming como Belas Arte à la Carte e Looke, sob regime de aluguel ou compra. A vontade de realizar este filme surgiu quando os diretores e Siron se encontraram em Londres para produzir uma espécie de “making of” do processo de criação do artista durante uma espécie de residência, o registro se tornaria algo que poderia ser exibido durante a exposição das obras que ele realizava naquele momento. É o que conta Guerreiro durante uma live que foi realizada na ocasião do lançamento do filme, no Youtube do Petra Belas Artes, que contou também com a presença de Campos e do próprio Siron.

As pinturas em camadas que ele desenvolve despertaram nos diretores uma entusiasmo sobre como o audiovisual poderia ser uma ferramenta capaz de desvelar essas camadas, mostrando uma por uma. 16 anos depois, os três se reencontraram e retomaram a produção que viria a se tornar este documentário. O projeto foi especialmente enriquecido por um acervo audiovisual que Siron tem consigo há décadas, guardando memórias muito significativas e intensas de sua trajetória. São arquivos inéditos que apontam bastante do processo do artista.