Flexões Performáticas

O CCBB São Paulo recebe projetos que tem a arte performática como instrumento de interação e novas experiências. Flexões Performáticas terá performances inéditas, apresentadas por artistas de diversas partes do Brasil, de modo a democratizar o conhecimento sobre as artes visual, oferecendo ao público a possibilidade de interação e experimentação do projeto artístico. O evento será realizado de novembro de 2018 a abril de 2019, um final de semana por mês, com entrada gratuita, reunindo apresentações performáticas, oficinas, bate-papos e palestras para formação de público.

O projeto atua em três eixos conceituais – “Gênero”, “Número” e “Grau”, que caracterizam o tipo de performance de cada mês. O eixo Gênero vai reunir trabalhos que problematizam as noções de gênero na atualidade: o feminino, o masculino, o LGBTQ+. O eixo Número  pretende falar sobre as noções de corpo individual e corpo coletivo, trazendo à tona as ideias de público e privado, singular e plural. Já o eixo Grau tratará da noção de intensidade na performance, ou seja, pretende fazer um contraponto entre trabalhos extremamente sutis ou aqueles mais radicais.

O projeto contará com a participação de artistas visuais renomados, como: Alex Hamburger, Carlos Mélo, Daniela Mattos, Elilson, Jaqueline Vasconcellos, Maíra Vaz Valente, Pedro Galiza, Roberta Barros, Rubiane Maia, Sara/Elton Panamby, Suelen Calonga e Victor de La Rocque. A curadoria do projeto é de Luana Aguiar. Serão, no total, de novembro de 2018 a abril de 2019, 12 performances, 6 oficinas e 6 bate-papos, que serão realizados com a curadora e os artistas.

 

Flexões Performáticas
Curadoria:
Luana Aguiar
Visitação: um final de semana por mês, até 14/04/19. (Programação completa aqui)
CCBB: Rua Álvares Penteado, 112, São Paulo. Entrada gratuita.