Frida Kahlo: Making Her Self Up

Victoria and Albert Museum, Londres

O Victoria and Albert Museum, em Londres, apresenta a exposição “Frida Kahlo: Making Her Self Up”, com uma extraordinária coleção de artefatos pessoais e roupas que pertenceram à icônica artista mexicana Frida Kahlo. Guardados por mais de 50 anos depois de sua morte, os objetos serão mostrados pela primeira vez fora do México. São mais de 200 itens vindos da Casa Azul, onde Kahlo viveu com seu parceiro, o muralista Diego Rivera, no subúrbio da Cidade do México.

Depois da morte de Kahlo em 1954, aos 47 anos, Rivera guardou os pertences de sua mulher e estabeleceu que os objetos só poderiam ser acessados novamente após sua morte, em 2004. A coleção é um fascinante tesouro de roupas, jóias, maquiagem, remédios e outros bens pessoas e íntimos. A exposição ajuda a entender a maneira pela qual Frida construiu sua própria identidade e se empoderou por meio da arte, das vestimentas e do estilo que escolheu.

A mostra no V&A inclui 22 coloridos trajes da etnia Tehuana que Kahlo ostentava orgulhosamente em situações sociais que demandavam uma vestimenta formal ou de gala, por exemplo, ressaltando suas origens nativas e valorizando a cultura de seu país. Ademais, a mostra também traz as maquiagens que a artista usava, incluindo o lápis que enfatizava sua monocelha.

Frida Kahlo: Making Her Self Up
Abertura: 16/06
Visitação: até 04/11/18; todos os dias, 10h-17h45 (sexta até 22h)
Victoria and Albert Museum: Cromwell Road, SW7 2RL, Londres. Ingressos: £15.00