Frieze New York

Frieze New York, Nova York

Uma das mais importantes feiras de arte do circuito, a Frieze New York acontecerá no Randall’s Island Park entre 4 e 5 de maio deste ano, com preview entre os dias 2 e 3. Com mais de 190 galerias de 30 países, a Frieze New York 2018 apresenta uma seleção extraordinária de artistas internacionais, desde os talentos mais jovens recém descoberto às figuras mais influentes na arte do século XX. São dez sessões distintas, com diferentes destaques e abordagens.

O setor principal, Main, traz 113 das maiores galerias do mundo, incluindo as brasileiras Dan, Nara Roesler, Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood, Vermelho e A Gentil Carioca. Já o setor Frame traz apresentações solo de artistas representados por galerias emergentes, com até oito anos de mercado. São 19 participantes, de Los Angeles a Xangai e Berlim, com ambiciosas mostras individuais. A galeria paulistana Jaqueline Martins leva obras de Ana Mazzei para edição deste ano.

A Frieze também lança em 2018 o setor Live, realizado em parceria com as galerias. Essa primeira edição tem curadoria de Adrienne Edwards (do Walker Art Center, Minneapolis) e ganhou o título de “ASSEMBLY” (Assembleia). Serão realizadas procissões, rituais e performances conceituais junto de instalações sonoras, banners e bandeiras. Entre os artistas em destaque, e suas respectivas galerias, estão: Alfredo Jaar (Galerie Lelong & Co./Goodman Gallery), Dave McKenzie (Susanne Vielmetter Los Angeles Projects), Lara Schnitger (Anton Kern Gallery) e Adam Pendleton (Pace).

Por fim, o setor Spotlight foca-se nesta edição em artistas radicais e visionários dos anos 1960, continuando a expandir os horizontes da feira. Com 35 representações curadas por Toby Kamps (Blaffer Art Museum, University of Houston), os estandes destacam artistas pioneiros do século XX que, por questões de gênero, geografia ou não-conformidade, foram esquecidos ou omitidos da história da arte, ao lado de trabalhos de nomes estabelecidos e consagrados. A brasileira Marília Razuk marca presença na seção com solo project de Mestre Didi.

A Frieze também dá continuidade a outras ações importantes em sua história, como o prêmio Frieze Artist Award, e a série Frieze Talks: encontros e conversas com artistas, críticos, escritores, curadores e outras figuras centrais no mundo da arte, convidados a debater a ficção contemporânea e as narrativas efêmeras construídas pelas redes sociais.

 

Frieze New York
Preview:
02/05, 10h; 03/05, 11h-20h (apenas para convidados)
Visitação: 04/05, 11h-19h; 05/05 e 06/05, 11-18h
Ingressos: US$48-US$400