Gokula Stoffel

GOKULA STOFFEL (Porto Alegre – RS, 1988) vive e trabalha em São Paulo, onde estuda artes plásticas de forma autodidata e conta com o auxilio de módulos livres em diversas instituições de ensino e grupos de estudo desde 2012. Produz pinturas à partir de uma investigação escultórica e esculturas com pensamento pictórico. Investiga o lugar da imagem no mundo contemporâneo e está interessada nas mudanças comportamentais geradas pelo boom tecnológico que estamos vivendo.

Suas obras mais recentes são investigações sobre as possibilidades têxteis – trançados e tramados, os trabalhos são criados entre a superfície pictórica e o volume escultórico, incorporando materiais inusuais como peças de roupa, redes de segurança, fitas métricas e todo tipo de corda e barbante.

Em residência recente no Pivô Pesquisa, Stoffel tem ampliando cada vez mais o seu vocabulário de materiais e suportes, incorporando, por exemplo, os vidros, colunas e outros elementos arquitetônicos do espaço expositivo. Suas obras já foram exibidas em mostras como “Um Tufo de Pelos Preso Fortemente a um Cabo”, no Epicentro Jardins, em São Paulo, e “Individuation as an Instrument of Abstraction”, no Kunstverein, em Berlim. Sua primeira mostra individual foi “MADONA ANSIOSA”, realizada no Galpão da galeria Fortes D’Aloia & Gabriel, em São Paulo, em 2017.