Grada Kilomba: Desobediências Poéticas

Pina Luz, São Paulo

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

A Pinacoteca de São Paulo apresenta a exposição Grada Kilomba: Desobediências Poéticas, primeira exposição individual no Brasil da artista portuguesa. Com curadoria de Jochen Volz e Valéria Piccoli, diretor geral e curadora-chefe do museu, respectivamente, a mostra apresenta quatro trabalhos que ocupam as quatro salas contíguas à exposição do acervo da produção artística brasileira do século XIX da Pinacoteca. De forte tom político e comprometido com as perspectivas das narrativas pós-coloniais, o conjunto propõe uma espécie de restituição do lugar das vozes daqueles que foram silenciados ao longo da história.

Conhecida por sua escrita subversiva e pelo uso não convencional de práticas artísticas, Kilomba cria intencionalmente um espaço híbrido entre as linguagens acadêmica e artística, dando corpo, voz e imagem a seus próprios textos por meio de leitura cênica, performance, instalação e vídeo. Fortemente influenciada pelo trabalho de Frantz Fanon (1925-1961), psiquiatra e filósofo francês da Martinica, começou a escrever e publicar sobre memória, trauma, psicanálise, feminismo negro e colonialismo, estendendo sua pesquisa à performance, encenação, coreografia e visualização das narrativas pós-coloniais. “Quem fala? Quem pode falar? Falar sobre o quê? E o que acontece quando falamos?” são questões permanentes em seus trabalhos, nos quais a artista cria imagens singulares para desmontar os conceitos de conhecimento, poder e violência.

A artista conversa com a escritora, pesquisadora e ativista brasileira Djamila Ribeiro, que assina um dos textos do catálogo da exposição, no dia 6 de julho de 2019, sábado, às 15h, no Auditório da Pinacoteca – Luz.

Grada Kilomba: Desobediências Poéticas
Curadoria:
Jochen Volz e Valéria Piccoli
Abertura:
 06/07/19, 11h
Visitação: até 30/09/19; quarta a segunda, 10h-17h30 (permanência até 18h)
Pina_Luz: Praça da Luz 2, São Paulo. Ingressos: R$10,00.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support