Gretta Sarfaty: Dos nossos espaços vazios internos

Central Galeria, São Paulo

Tempo de leitura estimado: < 1 minuto

A Central Galeria apresenta Dos nossos espaços vazios internos, individual de Gretta Sarfaty. A artista faz de seu corpo espaço para experimentação artística, política, campo de transformação, e em sua obra o corpo feminino é território tanto para questionamentos internos quanto sociais. Expoente da Body Art no Brasil, a artista traz ao público séries de trabalhos emblemáticos, com curadoria de Catarina Duncan.

O corpo artístico de Gretta é livre, não se limita a paredes ou a um único espaço. A série A woman’s diary (1977), um dos destaques da exposição, é apresentada agora em lambe-lambes que vão para além do espaço expositivo da Galeria e se expandem para as ruas do Centro da cidade de São Paulo. São autorretratos preto e branco nos quais ela convida o público a adentrar um diário de seu próprio corpo. “A ação desenvolve um novo sentido do que é público e transforma assim o significado da arte na sociedade”, pontua Duncan.

Os trabalhos eleitos pela curadoria datam de 1973 a 1981, são documentações de performances e autorretratos, fotografias nas quais a artista divaga sobre a representação do feminino na arte e traz ao público experimentos artísticos com o próprio corpo. A exemplo das séries Body Works (1976) e da notória Evocative Recollections (1979), que traz registros da performance em que a artista colocava seu corpo nu em atrito ao de um gato, em alusão à sensualidade feminina.

Gretta Sarfaty: Dos nossos espaços vazios internos
Curadoria: Catarina Duncan 
Abertura: 21/11/19, 19h
Visitação: até 02/02/2020; segunda a sexta, 11h-19h; sábado, 11h-17h
Central Galeria: Rua Bento Freitas, 306, São Paulo. Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support