Gretta Sarfaty: Dos nossos espaços vazios internos

Central Galeria, São Paulo

A Central Galeria apresenta Dos nossos espaços vazios internos, individual de Gretta Sarfaty. A artista faz de seu corpo espaço para experimentação artística, política, campo de transformação, e em sua obra o corpo feminino é território tanto para questionamentos internos quanto sociais. Expoente da Body Art no Brasil, a artista traz ao público séries de trabalhos emblemáticos, com curadoria de Catarina Duncan.

O corpo artístico de Gretta é livre, não se limita a paredes ou a um único espaço. A série A woman’s diary (1977), um dos destaques da exposição, é apresentada agora em lambe-lambes que vão para além do espaço expositivo da Galeria e se expandem para as ruas do Centro da cidade de São Paulo. São autorretratos preto e branco nos quais ela convida o público a adentrar um diário de seu próprio corpo. “A ação desenvolve um novo sentido do que é público e transforma assim o significado da arte na sociedade”, pontua Duncan.

Os trabalhos eleitos pela curadoria datam de 1973 a 1981, são documentações de performances e autorretratos, fotografias nas quais a artista divaga sobre a representação do feminino na arte e traz ao público experimentos artísticos com o próprio corpo. A exemplo das séries Body Works (1976) e da notória Evocative Recollections (1979), que traz registros da performance em que a artista colocava seu corpo nu em atrito ao de um gato, em alusão à sensualidade feminina.

Gretta Sarfaty: Dos nossos espaços vazios internos
Curadoria: Catarina Duncan 
Abertura: 21/11/19, 19h
Visitação: até 02/02/2020; segunda a sexta, 11h-19h; sábado, 11h-17h
Central Galeria: Rua Bento Freitas, 306, São Paulo. Entrada gratuita