Galeria de Arte Moderna Milão

Villa Belgiojoso foi construída com base em um projeto de Leopold Pollack entre 1790 e 1796 como residência particular do conde Lodovico Barbiano di Belgiojoso, ao retornar a Milão após uma importante carreira diplomática na Europa em nome da Áustria. Logo após sua conclusão, o Villa caiu em mãos francesas e, posteriormente, tornou-se a casa do governador militar de Milão, Gioacchino Murat, e o luxuoso local para cerimônias e bailes. Em 1804, o vice-presidente da República Italiana, Melzi d’Eril, comprou a Villa dos herdeiros Belgiojoso como presente para Napoleão. Naquela ocasião, a Villa ficou conhecida como “Villa Bonaparte”. Em 1806, depois de receber convidados ilustres como Camillo e Paolina Borghese e Letizia Ramolino, mãe do imperador, a Villa tornou-se a residência privada do vice-rei Eugene de Beauharnais, filho adotivo de Napoleão, e de sua esposa, a princesa Amalia da Baviera, que, preferindo o Villa em seu palácio real, encomendou decorações luxuosas no andar superior. Concluída toda a intervenção artística , a história do Villa andava de mãos dadas com a de Milão: era a residência do oficial Heinrich von Bellegarde no início da Restauração; o local da assinatura do chamado “Pace di Milano” (documento com o qual em 6 de agosto de 1849 a cidade de Milão foi entregue à Áustria por parte do oficial Radetzky, que se tornou governador geral do Lombard-Veneto reino e também um habitante da vila, entre 1857 e 1858); lar de Napoleão III. Por fim, também pertencia ao oficial Vaillant, comandante do exército francês na Itália, no início da unificação italiana. Após a Unificação, a Vila foi designada para a Coroa Italiana e foi abandonada por um longo período de tempo. Em 1920, tornou-se propriedade do Estado, e importantes trabalhos de reforma começaram, transformando o local histórico na Galeria de Arte Moderna e inaugurada em 1921.

Villa Belgiojoso was built on the basis of a project by Leopold Pollack between 1790 and 1796 as the private residence of Count Lodovico Barbiano di Belgiojoso, upon returning to Milan after an important diplomatic career in Europe on behalf of Austria. Soon after its completion, the Villa fell into French hands and later became the home of Milan’s military governor, Gioacchino Murat, and the luxurious venue for ceremonies and balls. In 1804, the vice president of the Italian Republic, Melzi d’Eril, bought the Villa from the Belgiojoso heirs as a gift to Napoleon. At that time, the Villa became known as “Villa Bonaparte”. In 1806, after receiving distinguished guests such as Camillo and Paolina Borghese and Letizia Ramolino, mother of the emperor, the Villa became the private residence of Viceroy Eugene de Beauharnais, Napoleon’s adopted son, and his wife, Princess Amalia from Bavaria, who, preferring the Villa in its royal palace, ordered luxurious decorations on the upper floor. After all artistic intervention was completed, the Villa’s history went hand in hand with that of Milan: it was the residence of the official Heinrich von Bellegarde at the beginning of the Restoration; the place of signature of the so-called “Pace di Milano” (document with which on August 6, 1849 the city of Milan was handed over to Austria by the officer Radetzky, who became governor general of the Lombard-Veneto kingdom and also an inhabitant the village, between 1857 and 1858); home to Napoleon III. Finally, it also belonged to officer Vaillant, commander of the French army in Italy, at the beginning of Italian unification. After Unification, the Village was assigned to the Italian Crown and was abandoned for a long period of time. In 1920, it became the property of the State, and important renovation works began, transforming the historic site into the Gallery of Modern Art and opened in 1921.

Endereço: 16 Via Palestro
Visitação: Terça-feira a domingo das 9h às 19h30 

Address: 16 Via Palestro
Hours: Tuesday to Sunday from 9am to 7:30 pm

Visitar site