PAC Milano

A história do PAC começou em 1947, quando o município de Milão, em busca de um novo espaço para as coleções municipais do século XX, encontrou os antigos estábulos de Villa Reale, destruídos pelo bombardeio em 1943. Desde 1921, o Villa era o localização da Galeria de Arte Moderna , mas os espaços eram pequenos demais para abrigar as tendências artísticas mais recentes e, finalmente, para se tornar um museu de arte contemporânea. Os projetos de restauração da área responderam a duas visões opostas: a primeira favoreceu uma reconstrução fiel do local arquitetônico anterior e planejou apenas o ajuste dos espaços interiores. O segundo propôs a construção de um novo edifício focado nas necessidades e funções peculiares do museu. Em março de 1948, o projeto do arquiteto Ignazio Gardella é aprovado; reúne as duas visões e responde perfeitamente às necessidades do museu: disponibilidade e flexibilidade máximas do espaço interno e a chance de medir e diferenciar a luz em todos os cômodos. O edifício projetado ocupa a mesma área de antes, mas possui três níveis, com uma divisão em dois andares visíveis a partir do parque e apenas um andar voltado para a Via Palestro. O resultado é um espaço arquitetônico que pode ser dividido e dividido sem perder a unidade original. O Pavilhão foi inaugurado em 1954 como um local para as coleções do século XX. Muito em breve, no entanto, o PAC captura as demandas cada vez mais prementes de relacionamento e debate com a arte no exterior. Assim começa a atividade de sediar exposições temporárias, a primeira das quais dedicada a Georges Roualt. Após um longo período de fechamento ao público para reformas, em 1979 o PAC reabre, abandonando finalmente o papel de museu em favor de exposições temporárias, pesquisas sobre arte do século XX e novas experimentações, sem esquecer o objetivo de adquirir novas obras de arte para completar a obra. coleções de arte cívica.

PAC’s history began in 1947, when the municipality of Milan, in search of a new space for the municipal collections of the 20th century, found the old stables of Villa Reale, destroyed by the bombing in 1943. Since 1921, the Villa was the location of the Gallery of Modern Art, but the spaces were too small to house the most recent artistic trends and, finally, to become a museum of contemporary art. The area’s restoration projects responded to two opposing views: the first favored a faithful reconstruction of the previous architectural site and planned only the adjustment of the interior spaces. The second proposed the construction of a new building focused on the museum’s unique needs and functions. In March 1948, the project by architect Ignazio Gardella was approved; brings together the two visions and responds perfectly to the museum’s needs: maximum availability and flexibility of the internal space and the chance to measure and differentiate the light in all rooms. The designed building occupies the same area as before, but has three levels, with a division in two floors visible from the park and only one floor facing Via Palestro. The result is an architectural space that can be divided and divided without losing its original unity. The Pavilion was opened in 1954 as a place for 20th century collections. Very soon, however, PAC captures the increasingly pressing demands for relationship and debate with art abroad. Thus begins the activity of hosting temporary exhibitions, the first of which is dedicated to Georges Roualt. After a long period of closure to the public for reforms, in 1979 the PAC reopened, finally abandoning the role of a museum in favor of temporary exhibitions, research on 20th century art and new experiments, without forgetting the objective of acquiring new works of art for complete the work. civic art collections.

Endereço: 14 Via Palestro 
Visitação: Terça a domingo das 9h30 às 19h30

Address: 14 Via Palestro
Hours: Tuesday to Sunday from 9:30 am to 7:30 pm

Visitar site