12 de outubro de 1989 marca o início do investimento do Banco do brasil em cultura por meio de nossa criação, um símbolo da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro e da valorização da arte e cultura no país. Nasceu no histórico nº 66 da Rua Primeiro de Março, no centro da cidade do Rio de Janeiro, prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças, aos negócios e a própria história do Banco do Brasil.
Com mais de 30 anos de história e celebrando mais de 58 milhões de visitantes ao longo de nossa existência, oferecem ao público carioca uma programação plural, regular, acessível e de qualidade. Já apresentaram mais de 2.450 projetos nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento durante nossa trajetória, o que deu atualmente o título de centro cultural mais amado do Rio de Janeiro. Desde 2011, incluíram o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo.
Agente fomentador da arte e da cultura brasileira, seguem com o compromisso permanente com a formação de plateias, incentivando o público a prestigiar o novo e a cena local, além de promoverem, também, nomes da arte brasileira e mundial.
R. Primeiro de Março, 66 – Centro