O Pivô é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 2012, em São Paulo, e que atua como plataforma de intercâmbio e experimentação artística. O objetivo principal da instituição é fomentar e divulgar a produção artística local e criar um espaço livre e aberto para a interlocução entre diversos agentes do campo da cultura contemporânea, em esfera nacional e internacional.
Assim como o espaço em São Paulo, o novo endereço em Salvador é resultado de um encontro. A casa do Boulevard Suisso, em seus noventa anos de existência, foi palco de diversas manifestações culturais e berço de muitas ideias e encontros. Este novo capítulo da instituição nasce a partir do contato com uma cena cultural vibrante e que continua persistindo e florescendo, apesar das tantas adversidades que a ela se impõem.
Boulevard Suiço, ou a casa do Boulevard, situada em Nazaré – Salvador, é um importante marco histórico da cidade. Construída em 1934, um projeto do pintor baiano Presciliano Silva e do arquiteto Lycério Schreiner. Inspirada na vivência do pintor na França durante os anos da Belle Époque, a peculiar arquitetura da casa é um assunto em si, sobretudo o ateliê, que tem como referência o espaço de trabalho de Paul Cézanne no sul da França. O artista viveu 31 anos na casa, com sua companheira, a pianista e cantora lírica Alice Moniz e a filha do casal, a atriz Maria Moniz, que ainda vive no local.
R. Boulevard Suíço, 11A – Nazaré